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dc.contributor.advisorCostas, Fabiane Adela Tonetto
dc.creatorOliveira, Raicha Figueira de
dc.date.accessioned2022-05-30T11:28:11Z
dc.date.available2022-05-30T11:28:11Z
dc.date.issued2022-02-15
dc.date.submitted2022-02
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24548
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura Plena em Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para a obtenção do grau de licenciada em Educação Especial.por
dc.description.abstractThe present work seeks to understand the historical movements related to gender, racism, inequality and disability, as well as analyzing normative documents concerning the Rights of Persons with Disabilities provided for in the Federal Constitution of 1988 and other legislation on the subject, in particular, the regulations developed by the Federal University of Santa Maria (UFSM) for the inclusion and permanence of black women with disabilities. For the development of the research, research method,it was used as qualitative Creswell's and descriptive, having procedure the analysis of normative documents and a technique of bibliographic research as a literature was carried out. In this sense, Resolution nº 002/2018 and Resolution nº 064/2021 approved by UFSM stood out. Thus, it is clear that with regard to Resolution nº 002/2018, which regulated the Program of Affirmative Actions for Racial and Social Inclusion, is of relevance, as it implements actions together with different sectors of the institution, in order to guarantee and provide conditions of access and permanence for students, coming from social groups that were historically marked by segregation and marginalization in Brazilian society, which includes black women with disabilities. On the other hand, with regard to Resolution nº 064/2021, which implemented the Gender Equality Policy, there is a lack of questions specifically aimed at black women with disabilities. Therefore, it is stated that both resolutions have such richness to guarantee and provide access and permanence of students. However, Resolution nº 064/2021 needs to have a more attentive and careful look at the intersectionality between the categories of: gender, race and condition, so that, in fact, it can meet and consider all specific needs presented by cultural diversity, enabling therefore, the realization of an increasingly inclusive university.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMulheres negras com deficiênciapor
dc.subjectInclusão educacionalpor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectAções afirmativaspor
dc.titleMulheres negras com deficiência na educação superior: o processo de inserção e permanência na UFSMpor
dc.title.alternativeBlack women disabilities in higher education: the process of insertion and permanence at UFSMeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEducação Especial - Licenciatura plenapor
dc.description.resumoO presente trabalho busca compreender os movimentos históricos relacionados a gênero, racismo, desigualdade e deficiência, bem como analisar documentos normativos referentes aos Direitos de Pessoas com Deficiência previstos na Constituição Federal de 1988 e demais legislações sobre o tema, em especial, as normativas desenvolvidas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para inclusão e permanência de mulheres negras com deficiência. Para desenvolvimento da pesquisa, utilizou a como método de pesquisa qualitativa de Creswell e descritivo, tendo como procedimento a análise de documentos normativos e a técnica de pesquisa bibliográfica, onde foi realizada uma revisão de literatura. Nesse sentindo, destacaram-se a Resolução nº 002/2018 e a Resolução nº 064/2021 aprovadas pela UFSM. Assim, percebe-se que no que se refere à Resolução nº 002/2018, que regulamentou o Programa de Ações Afirmativas de Inclusão Racial e Social, é de relevância, visto que implementa ações em conjunto com diferentes setores da instituição, com a finalidade de garantir e fornecer condições de acesso e permanência para estudantes, advindos de grupos sociais que foram marcados historicamente pela segregação e marginalização na sociedade brasileira, o que inclui as mulheres negras com deficiência. Por outro lado, no que diz respeito à Resolução nº 064/2021, que implementou a Política de Igualdade de Gênero, nota-se a ausência de questões direcionadas especificamente às mulheres negras com deficiência. Assim sendo, afirma-se que ambas resoluções possuem tamanha riqueza para garantia e fornecimento de acesso e permanência dos estudantes. No entanto, a Resolução nº 064/2021 necessita ter um olhar mais atento e cuidadoso para a interseccionalidade entre as categorias de: gênero, raça e condição, para que, de fato, consiga atender e considerar todas necessidades específicas apresentadas pela diversidade cultural, viabilizando então, a efetivação de uma universidade cada vez mais inclusiva.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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