A utilização de aplicativos como estímulo à aprendizagem de alunos com deficiência intelectual na educação infantil
Resumen
A educação inclusiva, a partir da implantação da Política Nacional de Educação Especial, tem apontado para a necessidade de utilização de novos recursos e metodologias para o estímulo, desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, público alvo da política. Nesse sentido, para que esses alunos incluídos tenham êxito no desenvolvimento escolar, é necessário que sejam estimulados. Entre as formas que podem auxiliá-los nesse processo, em termos de recurso, é a utilização de aplicativos disponibilizados em smartphone e tablet. Desse modo essa pesquisa tem como objetivo analisar em que medida um aplicativo para alfabetização auxilia na estimulação e desenvolvimento cognitivo de um aluno com deficiência intelectual, na educação infantil. A pesquisa tem abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e procedimento metodológico de pesquisa participante. O sujeito é um aluno da educação infantil, com diagnóstico de deficiência intelectual. O instrumento de pesquisa foi o diário de campo, no qual se observou os resultados da utilização do aluno com o alfabeto móvel e com um aplicativo, no tablet. A partir da discussão dos resultados e análise dos dados é possível concluir que o aluno respondeu às interações em menos tempo com o uso do aplicativo e, que o aplicativo, por proporcionar interação e possuir características inovadoras e lúdicas, oferece mais estimulação do que materiais convencionais.