Percepções dos professores sobre a dislexia: uma aproximação com a literatura especializada
Resumen
Este trabalho apresenta um estudo que teve o objetivo conhecer as percepções dos professores da Rede Municipal de Educação que encaminham os alunos com suspeita de dislexia ou com transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na leitura e/ou escrita ao Programa de Atendimento Especializado Municipal (PRAEM). As questões que nortearam a discussão proposta foram: compreender os motivos que levam os professores da rede municipal de ensino a encaminharem os alunos para o PRAEM devido a possibilidade de terem dislexia; analisar se os motivos do encaminhamento para a avaliação estão de acordo com a literatura especializada; e, identificar o(s) procedimento(s) dos profissionais após o encaminhamento do aluno para o PRAEM. Para a realização deste trabalho foram abordados referenciais teóricos sobre os transtornos específicos da aprendizagem com ênfase na dislexia. Portanto para a coleta de dados foi realizada uma análise documental e aplicado um questionário. Os documentos analisados foram as fichas de encaminhamento ao PRAEM para avaliação em dislexia, sendo sessenta e duas fichas de encaminhamentos de vinte e seis escolas da rede municipal de ensino. A partir do estudo proposto conclui-se que os motivos que levam os professores da rede municipal de ensino a encaminharem os alunos para o PRAEM, na maioria dos casos, estão relacionados às dificuldades na leitura, escrita e matemática e condizentes com a literatura especializada que trata sobre o assunto.