Meu filho é surdo: experiências vividas e a trajetória de ser mãe ouvinte
Resumen
Este tema surgiu a partir do desejo em narrar a própria história de vida, para que outras mães ouvintes e também outros profissionais da área da saúde e da educação possam entender a alteridade surda. Tem como objetivo principal descrever a trajetória e as experiências vividas, na condição de ser mãe ouvinte de uma criança surda. Em relação ao problema de pesquisa quer saber: quais são as experiências vividas e a trajetória de ser mãe ouvinte de uma criança surda desde a descoberta da surdez. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que faz uso da abordagem biográfica e autobiográfica para relatar os acontecimentos e experiência no convívio e relação com o outro - o outro surdo. Para referenciar, teoricamente, o estudo fez-se uma revisão sobre: Libras: Uma Língua da Experiência Visual que articula elementos linguísticos manuais, corporais e da expressão facial para que aconteça num determinado espaço. Buscou-se, também, na literatura, tratar sobre: Alteridade surda: O poder do outro, onde o surdo tem seu próprio jeito de ser e de estar no mundo da visualidade, constituindo-se assim como sujeitos da experiência visual. E, para finalizar, busca-se registrar as vivências e experiências de ser mãe ouvinte de quem vive a relação surdo-ouvinte cotidianamente. Os relatos acontecem em quatro cenas que contemplam: Cena 1: Da gravidez ao diagnóstico da surdez; Cena 2: Da oralidade à busca pela cura da surdez; Cena 3: Da escola à língua brasileira de sinais e, Cena 4: Das Experiências vividas. Com as experiências vividas e o caminho que percorri espero partilhar e contribuir, de algum jeito, na trajetória de outras mães ouvintes, no sentido de garantir que seus filhos surdos sejam expostos abundante e permanentemente à língua de seus pares – a língua de sinais.