Suporte e aprendizagem organizacional: um estudo em uma cooperativa
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Data
2020-03-09Primeiro coorientador
Stecca, Jaime Peixoto
Primeiro membro da banca
Faller, Lisiane Pellini
Segundo membro da banca
Andrade, Taís de
Metadata
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Inspirada nas perspectivas do suporte e da aprendizagem organizacional, esta dissertação contribui para o desenvolvimento desses construtos no contexto cooperativista. A cooperação em sua forma elementar, se faz presente desde os primórdios da humanidade, para tanto este estudo tem como objetivo analisar a influência da percepção de Suporte sobre os fatores que potencializam a Aprendizagem Organizacional segundo a perspectiva dos colaboradores que atuam em uma cooperativa do ramo agropecuário. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo de cunho quantitativo, em que participaram do estudo 262 colaboradores da cooperativa. O instrumento de coleta de dados foi composto pelas questões de identificação do perfil do respondente seguidas pela Escala de Percepção de Suporte Organizacional, versão reduzida (EPSO-R) de Queiroga, Brandão e Borges-Andrade (2015) e Escala de Aprendizagem Organizacional de Goh e Richards (1997), traduzida e validada no contexto brasileiro por Angelim e Guimarães (2003). Os dados foram analisados com o auxílio do software SPSS. Quanto a percepção de Suporte Organizacional segundo a perspectiva dos colaboradores da cooperativa agropecuária, percebe-se que a cooperativa apoia seus colaboradores, principalmente no que concerne a disponibilizar equipamentos e materiais necessários ao desempenho eficaz de suas tarefas e proporcionar gratificações aos seus colaboradores a título de participação nos lucros e resultados (PLR). No que se refere aos fatores que potencializam a Aprendizagem Organizacional, sob a perspectiva dos colaboradores que atuam na cooperativa estudada, os resultados demonstraram que as práticas de gestão da empresa estão voltadas, principalmente, a proporcionar aos colaboradores oportunidades de experimentação e em propiciar que os colaboradores criem e compartilhem ideias em conjunto. Quanto ao estabelecimento das relações entre a percepção de Suporte Organizacional e os fatores potencializadores da Aprendizagem Organizacional identificados na cooperativa estudada, as análises de correlação demonstram que os fatores, Práticas de Gestão de Desempenho, Práticas de Promoção e Recompensa, Liberdade para experimentação promovida pela liderança e Oportunidades de criar e compartilhar ideias em conjunto, possuem altas associações. Ainda, ao verificar a influência da percepção de Suporte sobre os fatores que potencializam a Aprendizagem Organizacional, as análises de regressão múltipla demonstram que o modelo com maior poder de explicação foi representado pela variável dependente Aprendizagem Organizacional geral, cuja variância foi explicada em 68,6% pelos fatores, Práticas de Gestão de Desempenho e Práticas de Promoção e Recompensa. Seguido do modelo Liberdade para experimentação promovida pela liderança, em que a variância foi explicada em 62% pelos fator Práticas de Gestão de Desempenho e Práticas de Promoção e Recompensa. Identificou-se que o Suporte Organizacional, em especial os fatores Práticas de Gestão de Desempenho e Práticas de Promoção e Recompensa, exerce influência sobre a Aprendizagem Organizacional. Desta forma, esta pesquisa configura-se como uma possível ferramenta gerencial, pois tais resultados oferecem subsídios, para que os gestores da cooperativa agropecuária compreendam a aprendizagem organizacional de seus colaboradores como oriunda de distintos fatores, especialmente as Práticas de Gestão de Desempenho e as Práticas de Promoção e Recompensa.
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