O perfil do consumidor de um mercado de varejo da agricultura familiar
Fecha
2021-12-20Primeiro coorientador
Dorr, Andrea Cristina
Primeiro membro da banca
Méndez-Díaz, Cecilia
Segundo membro da banca
Balem, Tatiana Aparecida
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação busca identificar o perfil socioeconômico, os comportamentos de consumo e a percepção a respeito da marca em um mercado de varejo da agricultura familiar. Esta pesquisa foi realizada em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, e é classificada como exploratória/descritiva, compreendendo análise documental de dados secundários, aplicação de questionários e pesquisa bibliográfica. Os questionários foram direcionados para 130 consumidores do varejo de uma Cooperativa de Agricultores Familiares, em duas fases distintas no ano de 2021, a fim de possibilitar a comparação antes e após a implementação de um plano de comunicação no mercado de varejo. Adotou-se a classificação de mercados da agricultura familiar e os conceitos de marketing, identidade e valor como forma de obtenção de variáveis para análise. No escopo dos mercados locais, o mercado de varejo da Coopercedro se aproxima mais de uma “loja especializada”. Quando analisadas as ocupações dos entrevistados percebe-se um aumento do número de pessoas aposentadas de 30 % na 1ª fase para 47% na 2ª fase. O maior grau de satisfação nas duas fases da pesquisa foi no item “atendimento” e a menor média foi do quesito “preço”. O teste de correlação de variáveis a partir do coeficiente de correlação de Spearman, constatou uma correlação positiva, fraca e significativa (ρ=0,291*) na 1ª fase da pesquisa de campo e uma correlação positiva, moderada e significativa (ρ=0,415**) na 2ª fase da pesquisa entre “preço” e “variedade”, sendo que, quanto melhor avaliada a variedade dos produtos, melhor foi avaliado o preço. Outra relação que se estabeleceu na 2ª fase da pesquisa com o “preço”, de forma positiva e fraca (ρ=0,306*) foi a variável “qualidade”. Na segunda fase da pesquisa, houve correlação entre a “idade” dos entrevistados e variável “estética” do local, tendo uma correlação positiva, fraca (ρ=0,302*) e uma correlação negativa, moderada e significativa (ρ=-0,618**) entre o consumo de “lanches e fast food” e a “idade” dos consumidores entrevistados. Além disso, foi identificada uma correlação negativa, fraca e significativa (ρ=0,341*) entre o consumo de “lanches e fast food” e a relevância atribuída à compra de “produtos artesanais”. Sobre a percepção dos consumidores acerca da logomarca (antiga e nova), foi possível identificar uma maior representatividade da nova logomarca, sendo que às principais palavras (140 no total) associadas à imagem foram relacionadas às temáticas de “produtos” (28 palavras), “ambiente agradável” (22 palavras) e “agricultura familiar” (20 palavras). Além disso, averiguou-se que o novo nome atribuído ao mercado de varejo, “Armazém da Agricultura Familiar”, é capaz de representar sua identidade, sendo que os principais sentimentos atribuídos pelos consumidores entrevistados foram "empatia'' (31,6%), “amor” (26,3%), "tranquilidade'' (28,1%) e ''proximidade” (24,6%). Também merece atenção a associação realizada pelos consumidores entre o nome “Armazém da Agricultura Familiar” e sentimentos relacionados à infância e à agricultura familiar.
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