A adoção de modelos de negócios sistema produto-serviço (PSS) e o desempenho empresarial
Fecha
2022-04-18Primeiro membro da banca
Bichueti, Roberto Schoproni
Segundo membro da banca
Rosa, Luciana Aparecida Barbieri da
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
O desenvolvimento sustentável se refere a uma preocupação mundial, de modo que a busca por um futuro melhor passa por decisões de caráter econômico, social e ambiental. Tais preocupações têm motivado as empresas a criarem estratégias e novos modelos de negócios que minimizem os seus impactos socioambientais negativos. Nesse cenário, o sistema produto-serviço o PSS se apresenta como um caminho para estimular a produção e o consumo sustentáveis. A partir disso, o presente estudo tem como objetivo analisar a adoção de modelos de negócios sistema produto-serviço (PSS) e a sua associação com o desempenho empresarial. Para atingir esse objetivo utilizou-se uma abordagem qualitativa por meio de estudos de casos múltiplos, operacionalizados por meio de entrevistas semiestruturadas e análise de dados secundários. Participaram do estudo quatro empresas que adotam diferentes modelos de negócio PSS, localizadas no Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. As organizações foram analisadas sob três aspectos: o tipo de PSS, o modelo de negócio PSS e o desempenho empresarial. A partir das evidências encontradas foi possível observar os principais motivadores para a adoção de modelos de negócio PSS, aspectos relevantes do modelo de negócio PSS, a preocupação com a melhoria contínua do desempenho empresarial e a importância da inovação e sustentabilidade para essas empresas. Desse modo, os resultados encontrados permitiram confirmar que há associação entre a adoção de modelos de negócio PSS e o desempenho empresarial.
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