Recompondo a composição: narrativa (auto)biográfica sobre metodologias utilizadas nas aulas de composição oferecidas na banda de música da ala 4
Fecha
2022-02-18Primeiro membro da banca
Lima, Diogo Baggio
Segundo membro da banca
Teixeira, Ziliane Lima de Oliveira
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes e ao grupo de pesquisa do NarraMus, este estudo investigou o processo de composição e arranjo com os participantes do grupo de estudos em composição e arranjo musical oferecido aos militares integrantes da banda de música da Base Aérea de Santa Maria, fundamentado e guiado nas percepções e pensamentos de Nachmanovitch (1993), acerca do desenvolvimento dessas observações. Nesse ínterim, partindo da visão do ensino conservatorial da música, Vasconcelos (2002) e da relação mestre-aprendiz, Louro (2004) e Gaunt (2008). Os diários de aulas e os diários reflexivos bem como os questionários foram utilizados na aquisição dos dados que alimentam esta pesquisa. A partir disso, foi constituído um grupo de estudos em composição e arranjo com duração de cinco meses. O grupo de estudos, sob uma nova perspectiva pedagógico-musical, utilizou a vivência cultural-musical dos participantes como mola propulsora na aquisição do conhecimento composicional e de arranjo. Nas aulas, foram utilizadas gravações de áudios e vídeos de obras musicais da vida dos participantes, bem como, outros áudios e vídeos de exemplos de obras populares e eruditas, a fim de fundamentar ideias composicionais e de arranjo. O estudo dos dados obtido no grupo ocorreu de forma qualitativa e considerou duas condições básicas para análise: criatividade e barreiras criativas. Sobre os resultados esperados do trabalho e as contribuições para o ensino de composição musical no nível superior, infere-se que a perspectiva pedagógica se apresentou como um plano positivo e uma ferramenta oportuna à epistemologia da composição musical. O processo de criação musical e de arranjo trabalhado no grupo de estudos culminou em composições musicais e arranjos feitos pelos participantes, levando-os a protagonizar as próprias histórias musicais alicerçados em suas vivências. O objetivo geral do trabalho foi investigar os dilemas pedagógicos do professor de composição e os questionamentos dos alunos participantes do grupo de estudos. Os objetivos específicos buscaram pontuar os questionamentos dos alunos em relação as teorias composicionais a partir de suas vivências, localizar os dilemas do professor de composição no mesmo processo e apontar a presença de bagagem cultural dos alunos nas composições e arranjos desenvolvidos. A pesquisa pretende contribuir para os debates da Educação Musical, no que tange a uma possível ampliação da tradição dos conservatórios, através do aproveitamento da bagagem dos alunos.
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