Raciocínio baseado em casos de simulação
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Data
2016-12-15Autor
Lopes Junior, Alcides Gonçalves
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O emprego de sistemas de simulação para o treinamento de pessoas é fundamental em diferentes
áreas. Técnicas de Inteligência Artificial (IA) podem ser exploradas no projeto e implementação de recursos inteligentes capazes de prover comportamento mais realístico e desafiador aos
diferentes elementos que compõem estes sistemas de simulação. Dentre estas técnicas, Raciocínio Baseado em Casos (Case-Based Reasoning (CBR)) permite implementar comportamentos
inteligentes dinâmicos e adaptáveis, em contraste com outras técnicas comumente utilizadas
no desenvolvimento de jogos de computador, como Raciocínio Baseado em Regras. Embora
técnicas de CBR estejam sendo exploradas no desenvolvimento de jogos de computador, essas
técnicas ainda são poucos exploradas no contexto de simulação. Neste trabalho, um
framework de desenvolvimento de sistemas CBR para ser utilizado na construção de simuladores na engine
gráfica Unity foi planejado e implementado. Entre outras características, este
framework permite construir uma base de experiências (ou casos), onde cada caso é formado por propriedades
típicas de um cenário de simulação. O framework
também disponibiliza diferentes medidas de
similaridade para serem aplicadas na solução de consultas. A partir desta memória de experiências de solução de problemas, o
framework
permite implementar formas de recuperar casos
similares para apoiar a solução de problemas dados. Para avaliar o framework desenvolvido,
uma aplicação sobre o municiamento de uma bateria de artilharia foi projetada e implementada.
Nessa aplicação, uma base de casos com 1000 (mil) diferentes casos foi construída e, a partir
deles, testes envolvendo a solução de problemas de municiamento foram realizados, obtendo
uma acurácia associada aos resultados obtidos superior a 60%.
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