Avaliação da eficiência dos clientes de uma empresa de serviços contábeis de Santa Maria - RS
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Data
2013-07-26Autor
Venturini, Laura dal Bem
Barbieri, Simone
Metadata
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O presente estudo verificou, por meio da DEA (Análise Envoltória de Dados), se os clientes da ESC (Empresa de Serviços Contábeis) que pagam os maiores honorários contábeis são os mais eficientes. A pesquisa classifica-se, quanto a sua finalidade, em descritiva, e quanto aos meios de investigação, em bibliográfica. O método de abordagem e de procedimento empregados são, respectivamente, o dedutivo e o comparativo. Para alcançar os objetivos propostos, a modelagem DEA-BCC com orientação a inputs e a outputs foi aplicada, por meio do software SIAD (Sistema Integrado de Apoio à Decisão), calculando-se as fronteiras de eficiência padrão, invertida, composta e normalizada e as metas de melhoria dos clientes ineficientes. Pela fronteira padrão foi possível identificar os clientes eficientes (benchmarks). Para melhor discriminação e identificação do cliente mais eficiente os resultados da fronteira invertida, composta e normalizada foram utilizados. Ainda, para responder o problema de pesquisa construiu-se o ranking do score de eficiência dos clientes com orientação a inputs e a outputs comparando com o respectivo honorário contábil, a classificação das empresas eficientes e ineficientes, e a proposição das metas de melhoria para as ineficientes alcançarem a eficiência. Os resultados demonstram que os clientes que pagam os maiores honorários contábeis não são os mais eficientes. Quanto às metas de melhoria dos clientes ineficientes caberá à gestão da ESC avaliar a sua implementação, visto que os valores propostos para as mudanças são bem significativos.
Coleções
- TCC Ciências Contábeis [645]
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