A utilização de elementos sinestésicos na construção do curta-metragem "Sangria" em Super 8
Resumen
O presente projeto visa compreender o conceito de sinestesia aplicado no meio audiovisual. E, por meio do processo analógico e dos demais elementos que compõem o cinema, realizar um curta-metragem, de caráter experimental. Como base teórica, utilizou-se do conceito neurológico de sinestesia (BARON-COHEN E HARRISON, 1997) e da sua aproximação sócio cognitiva e comportamental (NEUFELD, 2011), para não sinestésicos, a qual se conecta com a teoria da Gestalt (GOMES FILHO, 2000). A partir desta se desenvolveu a relação entre os postulados gestálticos e as suas relações entre o cinema. Além disso, a ligação existente entre a cor (FARINA, 2003) e as suas evocações com outros sentidos como, tato, paladar e audição, também é explorada. Por outro lado, na perspectiva do cinema, são trazidos os preceitos básicos que formam a cinematografia (BROWN, 2012) e, também, a perspectiva da película, em especial o super 8, como ainda uma opção para a produção audiovisual. O projeto experimental é composto das etapas tradicionais de pré-produção, produção e pós-produção, de maneira que todas foram realizadas pelo propósito sinestésico. A realização do produto final proporcionou um novo conhecimento acerca do processo analógico, além de um contato completo com todas as etapas de um curta-metragem.
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