dc.contributor.advisor | Pozzer, Cesar Tadeu | |
dc.creator | Backes, Gabriel Costa | |
dc.date.accessioned | 2022-06-14T17:49:12Z | |
dc.date.available | 2022-06-14T17:49:12Z | |
dc.date.issued | 2016-12-12 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24837 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | Multi-touch interfaces brought a new paradigm for human-computer interaction, giving
the user a sense of immersion to the virtual environment through closer human behavior interactions.
This work is part of the project Sistema Integrado de Simulação Astros(SisAstros), and
presents the development of a touch interface, modular and intuitive, for a tabletop virtual tactical
simulator using the Unity engine. This tabletop is a module that enables interaction between
the student and the system, through many commands type, to control a military simulation.
Among other characteristics, this interface provides menus to the user, both for performing actions
and for visualizing information about the simulation. These menus can be accessed by the
user at any position in the device extension. For this, methods and menu layouts that would allow
this practice were studied. The adaptation of the Model-View-Controller paradigm proved
to be efficient for inserting new menus into the interface and connecting them to other system
units. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Interface multi-toque | por |
dc.subject | Interface natural de usuário | por |
dc.subject | Computação em superfície | por |
dc.subject | Layout radial | por |
dc.subject | Multi-touch | eng |
dc.subject | Natural user interface | eng |
dc.subject | Surface computing | eng |
dc.subject | Radial layout | eng |
dc.title | Desenvolvimento de uma interface multi-toque para uma mesa de simulação tática usando a Engine Unity | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Interfaces multi-toque trouxeram um novo paradigma para a interação humano-computador,
dando ao usuário a sensação de imersão ao ambiente virtual por meio de interações mais próximas
ao comportamento humano. O presente trabalho faz parte do projeto Sistema Integrado
de Simulação Astros (SIS-ASTROS) e apresenta o desenvolvimento de uma interface sensível
ao toque, modular e intuitiva, para a mesa de simulador virtual tático utilizando o motor Unity.
Esta mesa é um módulo que permite a interação do usuário com o sistema, por meio de diversas
ações, para controlar uma simulação militar. Entre outras características, essa interface
disponibiliza menus ao usuário, tanto para a realização de ações, quanto para a visualização das
informações sobre a simulação. Estes menus podem ser acessados pelo usuário em qualquer
posição da extensão do dispositivo. Para tanto, foram estudados métodos e layouts de menus
que possibilitassem essa prática. A adaptação do paradigma Model-View-Controller mostrou-se
eficiente para inserção de novos menus para a interface e a conexão destes com outras unidades
do sistema. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |