Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPozzer, Cesar Tadeu
dc.creatorBackes, Gabriel Costa
dc.date.accessioned2022-06-14T17:49:12Z
dc.date.available2022-06-14T17:49:12Z
dc.date.issued2016-12-12
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24837
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2016.por
dc.description.abstractMulti-touch interfaces brought a new paradigm for human-computer interaction, giving the user a sense of immersion to the virtual environment through closer human behavior interactions. This work is part of the project Sistema Integrado de Simulação Astros(SisAstros), and presents the development of a touch interface, modular and intuitive, for a tabletop virtual tactical simulator using the Unity engine. This tabletop is a module that enables interaction between the student and the system, through many commands type, to control a military simulation. Among other characteristics, this interface provides menus to the user, both for performing actions and for visualizing information about the simulation. These menus can be accessed by the user at any position in the device extension. For this, methods and menu layouts that would allow this practice were studied. The adaptation of the Model-View-Controller paradigm proved to be efficient for inserting new menus into the interface and connecting them to other system units.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInterface multi-toquepor
dc.subjectInterface natural de usuáriopor
dc.subjectComputação em superfíciepor
dc.subjectLayout radialpor
dc.subjectMulti-toucheng
dc.subjectNatural user interfaceeng
dc.subjectSurface computingeng
dc.subjectRadial layouteng
dc.titleDesenvolvimento de uma interface multi-toque para uma mesa de simulação tática usando a Engine Unitypor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoInterfaces multi-toque trouxeram um novo paradigma para a interação humano-computador, dando ao usuário a sensação de imersão ao ambiente virtual por meio de interações mais próximas ao comportamento humano. O presente trabalho faz parte do projeto Sistema Integrado de Simulação Astros (SIS-ASTROS) e apresenta o desenvolvimento de uma interface sensível ao toque, modular e intuitiva, para a mesa de simulador virtual tático utilizando o motor Unity. Esta mesa é um módulo que permite a interação do usuário com o sistema, por meio de diversas ações, para controlar uma simulação militar. Entre outras características, essa interface disponibiliza menus ao usuário, tanto para a realização de ações, quanto para a visualização das informações sobre a simulação. Estes menus podem ser acessados pelo usuário em qualquer posição da extensão do dispositivo. Para tanto, foram estudados métodos e layouts de menus que possibilitassem essa prática. A adaptação do paradigma Model-View-Controller mostrou-se eficiente para inserção de novos menus para a interface e a conexão destes com outras unidades do sistema.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto