Desenvolvimento de uma interface multi-toque para uma mesa de simulação tática usando a Engine Unity
Resumen
Interfaces multi-toque trouxeram um novo paradigma para a interação humano-computador,
dando ao usuário a sensação de imersão ao ambiente virtual por meio de interações mais próximas
ao comportamento humano. O presente trabalho faz parte do projeto Sistema Integrado
de Simulação Astros (SIS-ASTROS) e apresenta o desenvolvimento de uma interface sensível
ao toque, modular e intuitiva, para a mesa de simulador virtual tático utilizando o motor Unity.
Esta mesa é um módulo que permite a interação do usuário com o sistema, por meio de diversas
ações, para controlar uma simulação militar. Entre outras características, essa interface
disponibiliza menus ao usuário, tanto para a realização de ações, quanto para a visualização das
informações sobre a simulação. Estes menus podem ser acessados pelo usuário em qualquer
posição da extensão do dispositivo. Para tanto, foram estudados métodos e layouts de menus
que possibilitassem essa prática. A adaptação do paradigma Model-View-Controller mostrou-se
eficiente para inserção de novos menus para a interface e a conexão destes com outras unidades
do sistema.
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