Interpretação de fala aplicada a interação com um sistema de storytelling
Resumo
Atualmente existe uma tendência na qual diferentes sistemas de mídia para entretenimento
acabem convergindo, ou seja, adquirindo características comuns entre eles. No
caso de Storytelling, para a geração de uma história onde o usuário possa interagir de
forma adequada, influenciando o desfecho de uma narrativa, este sistema acaba incorporando
características que são comuns a jogos digitais dentre outros meios de entretenimento.
A interação com o usuário pode se dar através de eventos, assim como em games
comuns, ou através do processamento de comandos de voz, porém a maioria destes sistemas
faz uso de interfaces de usuário pouco atrativas ou fazem uso de comandos de voz
específicos. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema para interação com
sistemas de storytelling baseado em processamento de linguagem natural, isto é, um modelo
de interação com o usuário o qual utiliza mecanismos de interpretação da fala para
interação com a narrativa, onde não é necessário o conhecimento prévio de comandos. O
sistema busca interpretar a requisição do usuário baseando-se no contexto da história. Foi
implementada uma interface de comunicação entre o usuário e um sistema de storytelling
que faz uso de gerenciador de enredos IPG, a qual esta é capaz de interpretar comandos
de voz enviados pelo usuário de forma natural. Para isso, os comandos dados são transformados
em textos e posteriormente processados a fim de gerar sentenças em lógica de
primeira ordem. Estas sentenças serão analisadas para gerar eventos em uma história pré-definida.
Os eventos criados serão usados para gerar versões alternativas de uma mesma
história.
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