Gestão escolar em comunidades quilombola, indígena e do campo
Abstract
Este estudo monográfico decorre de trabalho de conclusão do curso de
Especialização em Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em
Políticas Públicas e Gestão Educacional, e se insere no bojo de estudos do Grupo
de Pesquisa Gestar/CNPq da UFSM. Tem como objetivo geral compreender
características presentes em comunidades escolares quilombolas, indígenas e do
campo, tendo em vista sua influência na interatuação dos gestores. Trata-se de uma
pesquisa de natureza qualitativa, utilizando-se de estudo bibliográfico exploratório –
para a revisão da literatura – e do estado de conhecimento de produções científicas
– baseado nos estudos teóricos de Morosini e Fernandes (2014). A revisão da
literatura foi focada na identidade e perfil do gestor – pela teoria sociológica de Hall
(2011), Bauman (2005) e Ciampa (1984) e teorias pedagógicas de Libâneo (2015) e
Lück (2010) –, nas concepções de administração e gestão da educação e nas
comunidades escolares e sua diversidade. O estado de conhecimento priorizou a
análise de dissertações produzidas no Brasil no período cinco anos (2016 a
setembro de 2021), obtidas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
(BDTD), trazendo uma análise na gestão escolar das comunidades quilombola,
indígena e do campo. Foram utilizadas dezessete dissertações selecionadas para o
estado de conhecimento: três dissertações relacionadas a comunidade quilombola –
Silva (2016), Santos (2018) e Cunha (2018), duas relacionadas a comunidade
indígena – Gomes (2016) e Maciel (2017), e 12 dissertações relacionadas a
comunidade do campo – Ferreira (2018), Gonçalves (2017), Vieira (2016), Justino
(2016), Goulart (2018), Moura (2019), Teixeira (2019), Gusmão (2017), Carmo
(2020), Perin (2017), Andrade (2016) e Stefanello (2017).O estudo também focou no
ensino remoto realizado no período pandêmico de 2020 e 2021. Conclui-se que ter
os conhecimentos sobre a história das comunidades quilombola, indígena e do
campo é de suma importância para a gestão escolar. É necessário o gestor se
atentar aos aspectos que ligam a comunidade com a escola, para um bom vínculo
com a comunidade é necessário haver diálogo, conhecer as lutas da comunidade e
introduzir sua cultura no currículo escolar.
Collections
- Gestão Educacional [289]
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