Educação a distância em ambientes virtuais de ensino - aprendizagem, uma revisão de bases e conceitos
Resumo
Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão de bases e conceitos sobre o tema
educação a distância em ambientes virtuais de ensino – aprendizagem uma vez que o tema em
questão levanta polêmicas e infinitas reflexões. Primeiramente, contextualiza-se o momento e
as condições em que aconteceu o surgimento da internet. Após, propõe-se uma reflexão sobre
a introdução da rede de comunicação nas salas de aula como recurso didático, os benefícios
que trouxe para o processo educativo e uma análise do perfil do professor e aluno frente a esta
nova proposta. Na sequência, fazem-se considerações gerais sobre a possibilidade de
educação à distância. Após propõe-se uma reflexão sobre o empenho das políticas públicas
para acelerar o processo de inclusão social da população brasileira. Ainda, há considerações
sobre os ambientes virtuais de ensino - aprendizagem e uma análise de algumas de suas
características. Percebe-se que as condições em que se dá o processo educativo por EAD
estão se aperfeiçoando. Assim, da Internet à Educação a Distância em ambientes virtuais de
ensino - aprendizagem pode ser visto um significativo progresso rumo à busca de uma prática
de qualidade. No entanto, todo este processo ainda é muito recente e é preciso que muitas
reflexões e ajustes ainda sejam feitos para que as tecnologias possam de fato contribuir para
uma educação de qualidade e significativa.