Limites e possibilidades das adaptações nos estágios curriculares para a formação de professores no ensino remoto
Abstract
A pesquisa de monografia “Limites e possibilidades das adaptações nos estágios curriculares para a formação de professores no ensino remoto” consiste em um desdobramento da pesquisa “Desafios enfrentados pelos professores da Educação Básica e Superior para o desenvolvimento de seu trabalho em tempos de e pós pandemia” (DETRAPAN), que está sendo realizada pelo Grupo de Pesquisa Docência, Escola e Formação de Professores (DOCEFORM). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja temática geral é estágio curricular em cursos de licenciatura, com foco nas adaptações realizadas nos estágios curriculares para a formação no ensino remoto das licenciaturas da modalidade presencial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo da pesquisa é compreender de que forma as adaptações realizadas nos estágios curriculares para o trabalho remoto podem trazer contribuições para os cursos de licenciatura no ensino presencial e/ou híbrido. Partindo desse objetivo, pretendemos responder ao seguinte problema de pesquisa: que limites e possibilidades formativas são decorrentes das adaptações curriculares realizadas em cursos de licenciatura para o trabalho remoto? Com base na compreensão das legislações vigentes e dos critérios definidos a partir da elaboração dos Planos de Estágios e Práticas para o trabalho remoto, buscamos responder às seguintes questões de pesquisa: 1. como ficaram definidos os campos de estágio curricular obrigatório nos cursos de licenciatura?; 2. como se deu a distribuição da carga horária de estágio curricular?; 3. como foram previstas as formas de interação e vínculo com o campo de estágio para a realização em REDE?; 4. que orientações foram propostas para o contato e inserção dos estagiários com as escolas no modelo remoto?; 5. como foi prevista a realização do estágio curricular em REDE? As fontes de informação foram os Projetos Pedagógicos de Curso e os Planos de Estágios e Práticas, dos cursos de Licenciatura na modalidade presencial da UFSM. Como método, foi utilizada a análise documental, e a análise textual se deu através de roteiros organizados com base em critérios definidos a partir da elaboração dos Planos de Estágios e Práticas para o trabalho remoto.
Collections
- Gestão Educacional [294]
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