Escolarização do aluno surdo na classe regular de ensino
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Data
2010-12-14Autor
Lucas, Rose Helena da Silva
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Este trabalho monográfico busca apresentar algumas reflexões teóricas
acerca da escolarização de alunos surdos na rede regular de ensino com o objetivo
de investigar como o aluno surdo pode ser incluído no contexto da rede regular de
ensino. Optou-se por uma pesquisa bibliográfica buscando subsídios sobre os
pressupostos filosóficos, sociais, educacionais e culturais da história dos surdos
abordando a noção de cultura sobre a identidade surda. Também foi feito uma
análise das perspectivas da educação inclusiva, destacando a inclusão de alunos
surdos no ensino regular, assim como enfocando as práticas pedagógicas quanto ao
processo de inclusão deste alunado. Os dados verificados teoricamente
evidenciaram que os profissionais não têm clareza da necessidade de ouvintes e
surdos compartilhar uma língua comum, com ou sem intérprete, que possa facilitar a
dinâmica da sala de aula; e, no intuito de se fazerem compreender pelos alunos
surdos acabam empregando estratégias de comunicação de forma improvisada.
Neste sentido é importante o conhecimento e a aplicação da língua de sinais como
língua natural para trabalhar com alunos surdos, não priorizando a língua oral.
Então, para que o ensino se torne ferramenta do pensamento do aluno surdo, o
professor deve abolir a prática pedagógica mecânica da pedagogia da deficiência e
promover a pedagogia da diferença, resgatando os saberes culturais, otimizando a
diferença cultural, trabalhando com artefatos culturais e com conteúdos curriculares
adaptados, promovendo a aproximação da diferença com os ouvintes.