Mídia sonora como território de luta MST: possibilidades contra-hegemônicas da comunicação popular
Abstract
Essa pesquisa apresenta como principal objetivo identificar as possibilidades contra-hegemônicas da comunicação popular na mídia sonora a partir da presença no
Instagram e no Spotify do programa Vozes da Terra. O Vozes da Terra é um programa de rádio desenvolvido por militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do estado de Minas Gerais, em parceria com o Centro Popular de Mídias e a Rádio Autêntica Favela. Essa pesquisa, de caráter descritivo e qualitativo, é encaminhada por cinco categorias analíticas: a) Emancipação do indivíduo (EI); b) Caráter cidadão (CC); c) Caráter educativo (CE); d) Criticidade (CR); e) Ferramenta político-ideológica (FPI). Para isso, os elementos empíricos observados no programa são: 1) Tema e abordagem; 2) Fontes consultadas; 3) Quadros; 4) Gênero do programa (Melo, 2003); 5) Distribuição; e 6) Lógica de produção. O corpus da pesquisa será composto pelos quinze episódios do programa disponíveis nas duas plataformas analisadas: Spotify e IGTV (Instagram). A temática dos quinze programas disponíveis para acesso são pautas intrínsecas à luta sem-terra, como reforma agrária e produção orgânica de alimentos. Com esses dados, foi possível identificar as possibilidades contra-hegemônicas do veículo, bem como, como estão expressas essas possibilidades. Como principais resultados, pode-se salientar o caráter formativo do programa, tanto no sentido informativo quanto no sentido de formação e profissionalização dos militantes que nele atuam, também seu caráter cidadão e emancipação do indivíduo, incentivando seus ouvintes à participação política e colocando os trabalhadores rurais enquanto protagonistas nos episódios, além da potencialidade da presença do Vozes da Terra nas redes sociais enquanto uma ferramenta política-ideológica, por aproximá-los dos seus ouvintes e também da identidade sem-terra do programa.
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