Modelo de avaliação do potencial competitivo para instaladoras de sistemas fotovoltaicos
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Data
2022-06-13Primeiro membro da banca
Lacerda, Daniel Pacheco
Segundo membro da banca
Ramos, Carlos Fernando da Silva
Terceiro membro da banca
Costa, Helder Gomes
Quarto membro da banca
Schneider, Paulo Smith
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A geração de eletricidade por meio da tecnologia fotovoltaica é promissora em todo o mundo. Nesse mercado, as empresas instaladoras são consideradas as difusoras intermediárias da tecnologia, pois fazem o elo com os consumidores finais, movimentando o mercado por meio do marketing, importação de insumos, venda, instalação e manutenção dos sistemas. A quantidade de empresas instaladoras ativas dobra a cada ano em todas as regiões do Brasil, atingindo aproximadamente 21.200 instaladoras em 2022. A maioria dessas empresas são pequenas, têm poucos anos de experiência e estão ajustando sua gestão e operações técnicas. A competitividade entre as empresas desse setor é potencializada pela natureza do serviço de integração de sistemas fotovoltaicos, pois na visão da maioria dos investidores a solução que as empresas oferecem é a mesma. Consequentemente, as empresas instaladoras anseiam por estudos que potencializem a sua competitividade, não apenas para continuar no atendimento a crescente demanda por sistemas, mas também para se constituírem como empresas consolidadas a fim de ganharem mercado frente as suas concorrentes. Esta tese propõe um modelo para avaliação do potencial competitivo para as instaladoras de sistemas fotovoltaicos. Para desenvolver o sistema de medição de desempenho da competitividade, adotou-se o modelo Balanced Scorecard (BSC) aprimorado com métodos Multi-Criteria Decision Aid (MCDA). Foram extraídos 39 fatores de competividade em uma revisão sistemática da literatura e organizados nas perspectivas do BSC. Então, foram desenvolvidos objetivos estratégicos para cada fator e propostos Key Performance Indicators que os mensuram, permitindo a seleção pelas instaladoras de acordo com seu modelo de negócios. O método Content Validity Ratio foi aplicado com 51 gestores de empresas instaladoras para a seleção dos objetivos estratégicos considerados essenciais para a competitividade duradoura da empresa, reduzindo o mapa estratégico do BSC para 19 objetivos estratégicos. O método MCDA DEMATEL foi aplicado com especialistas em gestão de negócios em energia para a construção do mapa de relações de causa e efeito e ponderação da estrutura do BSC. Em posse do mapa estratégico final do BSC, foi desenvolvido a formulação matemática para o sistema de medição de desempenho da competitividade. As funções de agregação do tipo aditiva que consideram as relações de causa e efeito e os pesos dos objetivos estratégicos foram construídas para atingir um índice de competitividade final. A profissionalização, a organização e a qualidade de entrega das instaladoras são essenciais para o desenvolvimento oportuno da energia fotovoltaica no país. Para tanto, a análise do potencial competitivo auxilia as empresas a refletir sobre suas ações internas que elevam ou não o potencial de crescimento em vendas de sistemas, permitindo que essas empresas realizem acompanhamento estratégico, auto avaliação do desempenho competitivo, estabelecimento de metas e estabelecimento de iniciativas de melhoria na gestão e nas operações.
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