Mostrar registro simples

dc.creatorBrizzi, André Vinicius Stolz
dc.date.accessioned2022-07-01T19:15:29Z
dc.date.available2022-07-01T19:15:29Z
dc.date.issued2022-05-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25170
dc.description.abstractTaxi is a well-established service and allows the customer to take advantage of the mobility service without being directly encumbered by vehicle related costs. The service provider is responsible for vehicle maintenance, payment of fuel, taxes, fines, etc. The service request can be carried out mainly through smartphones applications, where the customer selects desired options, including the payment method. The taxi-customer assignment is typically made by a central, using distance as a criterion. Therefore, taxi drivers who are closer to customers or who are at the most popular taxi stands earn more than those who do not have access to these facilities. This creates an imbalance between the earnings of taxi drivers. Customer-taxi assignment strategies seek time efficiency and agility in serving customers. In this work, in contrast, the different assignament strategies are evaluated seeking the taxi driver’s point of view. For this study, a taxi service with a standardized fleet of vehicles is considered. Given demand and costs, a simulation is proposed to detail and evaluate the balance between taxi drivers’ revenue with regard to different customer-taxi assignament strategies. The results show that ride-sharing strategies can be beneficial both for customers, with shorter waiting times, and for taxi drivers, with greater profit equality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSimulaçãopor
dc.subjectServiço de táxipor
dc.subjectLucro dos motoristaspor
dc.subjectSimulationeng
dc.subjectTaxi serviceeng
dc.subjectDrivers incomeeng
dc.titleAvaliação do impacto do algoritmo de atribuição de demanda nos ganhos dos taxistaspor
dc.title.alternativeEvaluation of demand assignment algorithms with regard to taxi drivers’ earningseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO táxi é um serviço bem estabelecido e permite ao cliente usufruir do serviço de mobilidade sem ser onerado diretamente com os custos relativos ao veículo. O prestador do serviço é o responsável pela manutenção do veículo, pagamento do combustível, impostos, multas, etc. A solicitação do serviço pode ser realizada principalmente por meio de aplicativos instalados em smartphones onde o cliente seleciona as opções desejadas, inclusive a forma de pagamento. A atribuição entre cliente e táxi é tipicamente feita por uma central, usando como critério a proximidade entre eles. Assim sendo, os taxistas que estão mais perto dos clientes ou que estão em pontos mais populares faturam mais que aqueles que não tem acesso a essas facilidades. Isso gera um desequilíbrio entre os ganhos dos taxistas. As estratégias de atribuição cliente-táxi buscam eficiência de tempo e agilidade para atendimento dos clientes. Neste trabalho, em contraste, são avaliadas as diferentes estratégias buscando o ponto de vista do taxista. Para este estudo, é considerado o serviço de táxi com frota de veículos padronizada. Dada uma demanda e custos, é proposta uma simulação para detalhar e avaliar o equilíbrio entre o faturamento dos taxistas frente a diferentes estratégias de atribuição cliente-táxi. Os resultados evidenciam que estratégias de compartilhamento de corridas podem ser benéficas tanto para os clientes, com tempos menores de espera, quanto para os taxistas, com maior igualdade no lucro.por
dc.contributor.advisor1Pasin, Marcia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1611789402968312por
dc.contributor.referee1Lima, Joao Carlos Damasceno
dc.contributor.referee2Bazzan, Ana Lucia Cetertich
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8651831084522386por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International