Avaliação do impacto do algoritmo de atribuição de demanda nos ganhos dos taxistas
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Date
2022-05-10Primeiro membro da banca
Lima, Joao Carlos Damasceno
Segundo membro da banca
Bazzan, Ana Lucia Cetertich
Metadata
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O táxi é um serviço bem estabelecido e permite ao cliente usufruir do serviço de mobilidade
sem ser onerado diretamente com os custos relativos ao veículo. O prestador do
serviço é o responsável pela manutenção do veículo, pagamento do combustível, impostos,
multas, etc. A solicitação do serviço pode ser realizada principalmente por meio de
aplicativos instalados em smartphones onde o cliente seleciona as opções desejadas, inclusive
a forma de pagamento. A atribuição entre cliente e táxi é tipicamente feita por uma
central, usando como critério a proximidade entre eles. Assim sendo, os taxistas que estão
mais perto dos clientes ou que estão em pontos mais populares faturam mais que aqueles
que não tem acesso a essas facilidades. Isso gera um desequilíbrio entre os ganhos dos
taxistas. As estratégias de atribuição cliente-táxi buscam eficiência de tempo e agilidade
para atendimento dos clientes. Neste trabalho, em contraste, são avaliadas as diferentes
estratégias buscando o ponto de vista do taxista. Para este estudo, é considerado o serviço
de táxi com frota de veículos padronizada. Dada uma demanda e custos, é proposta
uma simulação para detalhar e avaliar o equilíbrio entre o faturamento dos taxistas frente a
diferentes estratégias de atribuição cliente-táxi. Os resultados evidenciam que estratégias
de compartilhamento de corridas podem ser benéficas tanto para os clientes, com tempos
menores de espera, quanto para os taxistas, com maior igualdade no lucro.
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