Educação escolar de pessoas com deficiência visual: a prática docente em evidência
Fecha
2020-06-25Primeiro membro da banca
Pereira, Josefa Lídia Costa
Segundo membro da banca
Costa, Maria da Piedade Resende da
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Esse estudo, é vinculado ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa de Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Ao considerar o atual contexto escolar no qual a inclusão de alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista – TEA e Altas Habilidades/Superdotação – AH/SD, dentre eles, alunos com deficiência visual, é uma realidade existente e garantida pela legislação vigente, evidências teórico-práticas mostram existir dificuldades, por parte dos professores, em realizar práticas pedagógicas que atendam às necessidades específicas de aprendizagem dos alunos com deficiência visual. Sendo assim, constitui-se como objetivo geral desta pesquisa, identificar as principais estratégias de ensino utilizadas e as dificuldades encontradas pelos professores da Educação Básica para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que efetivem a inclusão escolar de alunos com deficiência visual no ensino regular. A pesquisa segue a abordagem qualitativa, com caráter exploratório e descritivo. Para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas qualitativas, respondidos pelas quatro professoras participantes da pesquisa. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo do tipo categorial. Conclui-se, que as estratégias de ensino utilizadas pelos docentes estão voltadas para a articulação com a equipe escolar e a atuação com o aluno/família. No que tange as dificuldades encontradas pelos professores, estas abrangem a formação, a organização escolar/gestão, o pertencimento da Educação Especial, a inclusão escolar e a participação familiar. Também se evidenciou que a infraestrutura, o espaço físico e os recursos, interferem no processo de inclusão escolar. O produto desta pesquisa, um roteiro de teste de nivelamento, foi desenvolvido com base nos dados coletados, visando auxiliar para que as formações ofertadas pela rede municipal de ensino possam ir ao encontro das necessidades formativas dos professores. A intenção é usá-lo para fazer um levantamento das demandas formativas dos docentes, em especial na área da deficiência visual e, a partir disso, direcionar as formações. Estima-se, que este estudo possa vir a contribuir com a ampliação de conhecimentos na área de Educação Especial, Educação escolar inclusiva e deficiência visual, bem como possibilitar que os professores que atuam com alunos com deficiência visual possam repensar práticas pedagógicas para alunos com deficiência visual.
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