Da graduação à pós-graduação: valor potencial dos recursos de tecnologia assistiva digital na trajetória acadêmica do estudante com deficiência
View/ Open
Date
2022-04-08Primeiro coorientador
Pavão, Ana Cláudia Oliveira
Primeiro membro da banca
Souza, Carmen Rosane Segatto
Segundo membro da banca
Costas, Fabiane Adela Tonetto
Terceiro membro da banca
Marquezan, Lorena Ines Peterini
Quarto membro da banca
Oliveira, Maria Angélica Figueiredo
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente Tese, vinculada à Linha de Pesquisa “Educação Especial, Inclusão e Diferença”, do Doutorado em Educação, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria -RS, apresenta como objetivo conhecer o valor potencial da Tecnologia Assistiva digital para estudantes com deficiência ascenderem à pós-graduação. Para tanto, especificamente, investigar o uso e usabilidade da tecnologia assistiva digital no contexto pedagógico da educação superior; verificar quais recursos de TA Digital contribuem com a participação de estudantes na pós-graduação; identificar junto aos estudantes com deficiência quais os anseios e possibilidades que podem ser contempladas a partir do uso da TA digital, bem como entrecruzar as potencialidades e limitações das características das pessoas com deficiência em vista da necessidade de desenvolver novas tecnologias digitais no âmbito acadêmico.Com esses propósitos, defende-se a tese de que a presença da TA digital, na trajetória acadêmica dos estudantes com deficiência, potencializa a realização dos sonhos, desejos, dos anseios de seguir adiante com os estudos, oportunizando ingresso, participação e conclusão com êxito na pós-graduação stricto sensu. A pesquisa de cunho qualitativo, exploratório, do tipo estudo de caso, parte de um referencial em quatro eixos teóricos, contemplando as Pessoas com Deficiência e as Políticas Públicas de Inclusão, a Educação Superior no contexto da inclusão, a tecnologia assistiva digital e a significação dos sonhos, desejos e possibilidades do estudante com deficiência na pós-graduação. Os sujeitos da pesquisa são estudantes com deficiência cadastrados na Subdivisão de Acessibilidade da UFSM; estando eles, na condição de graduandos, pós-graduandos e egressos de pós-graduação stricto sensu. Os instrumentos para coleta de dados são dois questionários enviados por meio da plataforma Google Form e entrevista realizada com auxílio das plataformas Meet e WhatsApp. Todos os procedimentos concretizados mediante Consentimento Livre e Esclarecido, assinado pelos participantes, respeitando os preceitos éticos da pesquisa com seres humanos. A análise dos dados coletados foi realizada com base na análise de conteúdo Bardin (2011), optando-se pela técnica categorial. As considerações advindas da análise e discussão de resultados foram favoráveis aos objetivos e ao encontro das hipóteses iniciais do estudo. Assim, verifica-se que existem tecnologias ainda não exploradas e/ou desenvolvidas que poderiam facilitar a aprendizagem e a trajetória das pessoas com deficiência nos cursos de pós-graduação, da mesma forma que é possível encontrar subsídios para o desenvolvimento e aprimoramento de TA digital, no contexto pedagógico, a partir das sugestões de estudantes com deficiência, participantes e egressos de cursos de graduação e pós-graduação; que o ingresso, participação e conclusão de estudantes com deficiência na pós-graduação está relacionado à usabilidade das TA e ainda percebe-se uma relação efetiva entre os conceitos de sonho, desejo e possibilidades na trajetória educacional dos estudantes com deficiência. Acredita-se que essa pesquisa pode contribuir com estudos, reflexões e descobertas de novas estratégias inclusivas - representadas pela tecnologia assistiva digital - no sentido equitativo, capazes de colaborar com a realização de sonhos e desejos dos estudantes com deficiência em qualificar-se na pós-graduação.
Collections
The following license files are associated with this item: