A escuta das crianças na educação infantil: narrativas de uma professora em tempos de pandemia
View/ Open
Date
2022-02-18Primeiro membro da banca
Segat, Taciana Camera
Segundo membro da banca
Dolwitsch, Julia Bolssoni
Terceiro membro da banca
Antunes, Jucemara
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Curso de Mestrado Profissional, demonstra como é construída a relação professora, criança e conhecimento e suas possibilidades no trabalho pedagógico com crianças pequenas em tempo de pandemia em uma escola da rede privada do Município de Santa Maria. Tivemos como objetivo geral compreender como é construída a relação professora, criança e conhecimento e suas possibilidades no trabalho pedagógico com crianças pequenas em tempo de pandemia. Para dar conta desse objetivo, buscamos identificar, do ponto de vista da história, como a educação das crianças pequenas foi se constituindo nas Políticas Públicas; reconhecer como a Sociologia da Infância auxilia na compreensão do protagonismo infantil na área da educação, em especial da criança pequena; refletir sobre o trabalho pedagógico com crianças pequenas na Educação Infantil em tempo de pandemia; investigar a potencialidade dos registros na construção do protagonismo compartilhado entre crianças e professora e contribuir para o processo reflexivo de professoras sobre as relações estabelecidas entre as narrativas e processos de significações das crianças. A pesquisa está fundamentada numa abordagem qualitativa, criada a partir de uma “Artesania” da própria pesquisadora, contemplada com algumas inspirações da pesquisa etnográfica, contando com percepções e reflexões acerca dos movimentos das crianças e professora na escola. A base para as discussões e interpretações dos dados foram as narrativas da própria professora pesquisadora por meio do seu diário de bordo. O referencial teórico está organizado com base em autores/as Rinaldi (2014), Kuhlmann Júnior (2015), Freire (2003, 2017 e 2019), Morin (2019 e 2020), Fortunati (2016), Hoyuelos (2019) e Josso (2004). Desta forma, ao analisar os achados por meio das narrativas, foi possível perceber a importância escuta atenta e sensível para com nossas crianças no trabalho pedagógico diário, reverberando o protagonismo compartilhado a partir dos espaços, tempos e interações existentes na docência da Educação Infantil. Espera-se com esta pesquisa tencionar a reflexão sobre as possibilidades das narrativas em relação ao trabalho pedagógico, a fim de afirmarmos o protagonismo compartilhado entre as professoras e as crianças em tempos de pandemia. A partir disso, o produto da pesquisa é um documento em formato digital contendo narrativas do trabalho pedagógico com as crianças pequenas, nomeado de “Espetáculos do cotidiano” e terá como finalidade auxiliar as professoras das redes públicas e privada a pensar seu trabalho pedagógico junto às crianças, por meio das narrativas, materializando os seus pensamentos e das crianças, junto as suas aprendizagens.
Collections
The following license files are associated with this item: