A identidade do educador infantil em uma gestão democrática
Abstract
Esta monografia tem por objetivo constatar qual o perfil do professor de Educação
Infantil exigido pela Gestão de uma escola pública, de Santa Maria-RS, e verificar a
interferência dos gestores no processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Este
estudo tem como prática metodológica a pesquisa sociológica, de cunho qualitativa, do
tipo estudo de caso. Primeiramente, é realizada uma revisão de abordagens teóricas sobre
o professor de Educação Infantil e sobre a Gestão Democrática. Num segundo momento,
analisa-se o Projeto Político Pedagógico da escola pesquisada e a aplicação do instrumento
de coleta de dados, a entrevista semi-estruturada. A partir dessa última, destacam-se
questões relevantes acerca do perfil profissional do educador infantil; das competências e
habilidades necessária para que exerça adequadamente sua função; das dificuldades
encontradas no fazer pedagógico do cotidiano da sala de aula; de como se processa a
Gestão Democrática, segundo os princípios de autonomia Escolar, visando uma Escola
Democrática. Percebemos, tanto a partir do referencial teórico como dos dados coletados,
que se faz necessária a aquisição de habilidades e capacidades de ação reflexiva sobre o
mundo (os valores, o que somos...), para que o professor de Educação Infantil favoreça o
crescimento e/ou o desenvolvimento integral da criança, alicerçado no respeito mútuo, na
justiça, na solidariedade e na afetividade. É, também, fundamental o seu
comprometimento com o processo educativo, para que a Gestão Democrática não seja
mais um objetivo a ser alcançado, e sim uma realidade.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]