Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAukar, Paulo de Tarso Andrade
dc.creatorMoraes, Denise Machado
dc.date.accessioned2022-07-27T15:13:51Z
dc.date.available2022-07-27T15:13:51Z
dc.date.issued2017-11-28
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25663
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe following monographic work has initially emerged from my personal reflections as a student of a graduate latu sensu course in education management, at the Federal University of Santa Maria. Given the legal secularism of public schools since the very beginning of brazilian republican period, the scheduled research task was to track the constitutional legislationś evolution about this topic, supposing that this kind of knowledge could eventually contribute to democratize school management. The general goal has been to analyze the definitions placed by different brazilian constitutions on school and education, highlighting the issue of secularism in public schools. As specific goals the research was oriented to identify the prevalent religious influences inside the school system, to recognize in some theoretical studies an alledged intrinsic relation between laicity and democratic management in public schools and, in addition, to point some factors that may improve the inclusion of all students in spite of any religious distinctions. The approach has been qualitative, based particularly on the analysis of brazilian constitutions, on the inspection of already published works about the object in view and on my own individual schooling experience. As a theoretical basis, one can cite (CUNHA) 2017, 2012, 2013, 2006, 2009, (CURY) 2004, 2011 and (LÜCK) 2009, among others, that discuss the mentioned topics. It is concluded that Catholicism has predominant religious representations in the public school. In this sce- nario, the continuing education of teachers and managers is indispensable. It is important that they know the trajectory of Brazilian laws and history of education. For education is a right of all, guaranteed by our Constitution of 1988, as well as the principles of democratic management and the secularity of the public school. These factors can contribute to the structuring of a more inclusive, dynamic and participatory school environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolar democráticapor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectReligiãopor
dc.subjectDemocratic school managementeng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectReligioneng
dc.titleEscola pública: laicidade e gestão democráticapor
dc.title.alternativePublic school: secularismand democratic managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho surge a partir das vivências enquanto acadêmica do curso de especialização em gestão educacional da Universidade Federal de Santa Maria, o que possibilitou a ação-reflexão acerca da prática docente. O problema de pesquisa é: De que modo conhecer a trajetória das leis brasileiras na educação, enfatizando o tema laicidade na escola pública, pode contribuir para uma gestão mais democrática? O objetivo geral: É analisar historicamente algumas das constituições brasileiras no campo educacional, destacando a questão da laicidade na escola pública. Os objetivos específicos são Identificar as representações religiosas predominantes no sistema escolar. Reconhecer nos estudos teóricos as principais relações entre laicidade e gestão democrática na escola pública. Além de pontuar fatores que possam contribuir para a inclusão de todos os alunos sem distinção religiosa. A pesquisa é qualitativa, com base principalmente na análise das constituições brasileiras, na inspeção de trabalhos já publicados sobre o objeto em vista e sobre minha própria experiência de escolaridade.Como embasamento teórico, pode-se citar (CUNHA) 2017, 2012, 2013, 2006, 2009, (CURY) 2004, 2011 e (LÜCK) 2009, entre outros, que discutem os tópicos mencionados. Conclui-se que o catolicismo possui representações religiosas predominantes na escola pública. Neste cenário, a formação continuada dos professores e gestores faz-se indispensável. É importante que estes conheçam a trajetória das leis brasileiras e a história da educação. Pois a educação é um direito de todos, garantida pela nossa Constituição de 1988, assim como os princípios de gestão democrática e da laici- dade da escola pública. Estes fatores relacionados podem contribuir para a estruturação de um ambiente escolar mais inclusivo, dinâmico e participativo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto