Escola pública: laicidade e gestão democrática
Resumen
Este trabalho surge a partir das vivências enquanto acadêmica do curso de especialização em gestão educacional da Universidade Federal de Santa Maria, o que possibilitou a ação-reflexão acerca da prática docente. O problema de pesquisa é: De que modo conhecer a trajetória das leis brasileiras na educação, enfatizando o tema laicidade na escola pública, pode contribuir para uma gestão mais democrática? O objetivo geral: É analisar historicamente algumas das constituições brasileiras no campo educacional, destacando a questão da laicidade na escola pública. Os objetivos específicos são Identificar as representações religiosas predominantes no sistema escolar. Reconhecer nos estudos teóricos as principais relações entre laicidade e gestão democrática na escola pública. Além de pontuar fatores que possam contribuir para a inclusão de todos os alunos sem distinção religiosa. A pesquisa é qualitativa, com base principalmente na análise das constituições brasileiras, na inspeção de trabalhos já publicados sobre o objeto em vista e sobre minha própria experiência de escolaridade.Como embasamento teórico, pode-se citar (CUNHA) 2017, 2012, 2013, 2006, 2009, (CURY) 2004, 2011 e (LÜCK) 2009, entre outros, que discutem os tópicos mencionados. Conclui-se que o catolicismo possui representações religiosas predominantes na escola pública. Neste cenário, a formação continuada dos professores e gestores faz-se indispensável. É importante que estes conheçam a trajetória das leis brasileiras e a história da educação. Pois a educação é um direito de todos, garantida pela nossa Constituição de 1988, assim como os princípios de gestão democrática e da laici- dade da escola pública. Estes fatores relacionados podem contribuir para a estruturação de um ambiente escolar mais inclusivo, dinâmico e participativo.
Colecciones
- Gestão Educacional [289]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: