Reagindo ao hip-hop no youtube: análise etnográfica sobre os vídeos de reação do movimento hip-hop
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Data
2021-02-24Primeiro membro da banca
Souza, Ângela Maria de
Segundo membro da banca
Sá, Simone Pereira de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A temática desta dissertação compreende os vídeos de reação sobre rap e funk na plataforma YouTube. Trata-se de um gênero audiovisual emergente, nativo desta plataforma, no qual produtores de conteúdo exibem suas reações a variados bens culturais. Amparado pela abordagem da etnografia para a internet (Hine, 2015) proponho uma análise sobre os sentidos culturais articulados por produtores de conteúdo que se dedicam a produções deste tipo. A fundamentação teórica procura apresentar as definições já estabelecidas sobre este gênero audiovisual, bem como uma contextualização de suas condições de emergência em uma sociedade plataformizada (Pasquale, 2015; Van Dijck, 2018). A partir dessa abordagem teórica, que contempla, ainda, as tendências de uma cultura participativa, argumento, com Miller (2013; 2019), que os reacts de funk e rap configuram-se como um gênero cultural para o consumo no YouTube. À abordagem teórica soma-se um levantamento da produção acadêmica brasileira sobre a cultura hip-hop no país, propondo, também, um olhar sobre as apropriações tecnológicas que são estruturantes dessa vertente cultural. Em uma abordagem etnográfica acompanhei quatro produtores de conteúdo que se dedicam, principalmente, à produção de reacts. Assim, procuro descrever e interpretar os principais sentidos culturais articulados às suas práticas em uma perspectiva etnográfica. Os resultados revelam que, por meio de uma dimensão performática, que envolve corporalidade e expressão do gosto, os vídeos de reação articulam sentidos de companhia, curadoria e pedagogia.
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