Mostrar registro simples

dc.creatorLotufo, Ana Júlia Della Méa
dc.date.accessioned2022-08-01T13:50:39Z
dc.date.available2022-08-01T13:50:39Z
dc.date.issued2021-02-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25702
dc.description.abstractIn this dissertation, we propose to investigate how the activist practices, from the YouTube platform channel Tá Entendida?, contribute to the mediatic representation of lesbians. On the theoretical basis to support our analytical reflection, we present activism notions that bring the understanding of how actions undertaken in the search for social justice integrate daily and mediatic interactions. To support the work, we also appropriate the notion of representations as socially shared symbolic constructions, of the discussion on the limits of mediatic representations, and of the possibility of self-representation of the minoritarian groups in the media. These are the central notions, that support interrelated conceptions that are present in this research. From an initial mapping, we chose the Tá Entendida? channel and, through the observation of all of the videos published in the channel between 2018 and 2020, we listed four thematic groups: 1) affective relationships; 2) acceptance and experiences of lesbians; 3) tags and 4) general subjects. We defined the thematic group 2), coupled with the LGBTQIA+ pride month (June) and the lesbian visibility month (August), from the years 2018, 2019 and 2020, for the cutout to be analyzed accordingly to the analytical axes. We saw the need to understand how the activist actions in the content, the image, and the interactions that are revealed in this channel can re-signify the mediatic representations of these women. The achieved results explain that, in the Tá Entendida? channel, we have, among other aspects, an activism created through first person experiential narratives that are supported in symbolic elements and echo in interactions between the channel’s participants. These interactions show identification with the content, allowing the channel to be appropriated as a welcoming space for the interlocutors to also narrate their experiences. Through the self-representation made by the producers of the Tá Entendida? channel, with content based in experiences lived by them, we can notice the possibility of resignifications on the mediatic representation for lesbians.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMulheres lésbicaspor
dc.subjectAtivismopor
dc.subjectRepresentação midiáticapor
dc.subjectYouTubeeng
dc.subjectLGBTQIA+por
dc.subjectLesbianseng
dc.subjectActivismeng
dc.subjectMediatic representationeng
dc.titleAtivismo e representações midiáticas em canais LGBTQIA+ no YouTube: um estudo do canal Tá entendida?por
dc.title.alternativeActivism and mediatic representations in LGBTQIA+ channels on YouTube: a study of the Tá entendida? channeleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNesta dissertação, propomo-nos a investigar como as práticas ativistas, do canal da plataforma YouTube, Tá Entendida?, contribuem na representação midiática de mulheres lésbicas. Na base teórica para subsidiar nossa reflexão analítica, apresentamos noções de ativismo que trazem o entendimento de como ações realizadas em busca de justiça social integram interações cotidianas e midiáticas. Para fundamentar o trabalho, também nos apropriamos da noção de representações, enquanto construções simbólicas socialmente compartilhadas, da discussão sobre os limites de representações midiáticas e da possibilidade de autorrepresentação de grupos minoritários nas mídias. Essas são as noções centrais e sustentam concepções inter-relacionadas que estão presentes nesta pesquisa. De um mapeamento inicial, elegemos o canal Tá Entendida? e, por meio da observação de todos os vídeos publicados no canal entre 2018 e 2020, elencamos quatro grupos temáticos: 1) relacionamentos afetivos; 2) aceitação e vivências de mulheres lésbicas; 3) tags e 4) assuntos diversos. Definimos o grupo temático 2), bem como o mês do orgulho LGBTQIA+ (junho) e o mês da visibilidade lésbica (agosto), dos anos 2018, 2019 e 2020, para o recorte a ser analisado em conformidade com os eixos analíticos. Percebemos necessário o entendimento de como as ações ativistas observadas no conteúdo, na imagem e nas interações que se revelam neste canal podem ressignificar as representações midiáticas dessas mulheres. Os resultados dão conta de explicar que, no canal Tá Entendida?, temos, entre outros aspectos, um ativismo feito por meio de narrativas experienciais em primeira pessoa, que se apoiam em elementos simbólicos e repercutem em interações entre as participantes do canal. Essas interações demonstram identificação com o conteúdo, permitindo que o canal seja apropriado como um espaço de acolhimento para as interlocutoras narrarem também suas experiências. Por meio da autorrepresentação feita por parte das produtoras do canal Tá Entendida?, com conteúdos baseados nas experiências por elas vividas, percebemos a possibilidade de ressignificações na representação midiática para mulheres lésbicas.por
dc.contributor.advisor1Brignol, Liliane Dutra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983909606938283por
dc.contributor.referee1Lisbôa Filho, Flavi Ferreira
dc.contributor.referee2Sartoretto, Paola Madrid
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7250192462168991por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International