Sioma Breitman, a vida com retoques: história oral, narrativa e arqueologias das mídias na construção de trajetórias de vida
View/ Open
Date
2021-11-25Primeiro membro da banca
Morettin, Eduardo Victorio
Segundo membro da banca
Amaral, Márcia Franz
Terceiro membro da banca
Lissovsky, Mauricio
Quarto membro da banca
Rossini, Miriam de Souza
Metadata
Show full item recordAbstract
A tese Sioma Breitman, a vida com retoques: história oral, narrativa e arqueologias das mídias na construção de trajetórias de vida busca investigar as memórias sobre o imigrante ucraniano Sioma Breitman (1903-1980). Ela traz como problema de pesquisa: como as potências imagéticas das “mídias de memória” (ASSMANN, 2011) produzidas por Sioma podem ser mobilizadas para construirmos a sua narrativa de vida? O fotógrafo começou sua carreira como retocador de negativos e é considerado um dos maiores profissionais da sua área do século XX no Rio Grande do Sul. Ele é lembrado como um fotógrafo da tradição por ter feito retratos da elite porto-alegrense, em especial das noivas, fotografias históricas, e ter participado de salões em diferentes países. No entanto, existem faces do trabalho de Sioma que nunca foram estudadas. É a elas que se dedica esta pesquisa. Entre esses trabalhos estão um álbum de uma manobra militar de 1940, sua atuação no interior do Rio Grande do Sul onde o fotógrafo traçou estratégias comunicacionais de divulgação de seu trabalho, e o que chamo de “cinema de vitrine”, filmes que fez em Santa Maria sob o título de Cine Jornal Aurora e exibiu nas vitrines de seu estúdio fotográfico. Como se trata de um tema inexplorado, busco aporte na história oral, na pesquisa narrativa e me somo aos estudos das arqueologias das mídias. Nesse percurso, recorro à pesquisa bibliográfica e documental, e me aproprio das diferentes imagens e textos sejam eles os filmes de Sioma, um documentário realizado sobre ele, recortes de jornal, artigos que publicou, seus autorretratos, as fotografias e uma autobiografia escrita pelo fotógrafo. Ao longo da pesquisa, texto, oralidade e imagens se somam para investigar suas práticas e identificar suas estratégias. Somente assim, foi possível construir e ressignificar as memórias sobre a trajetória de Sioma. Ao acionar as múltiplas dimensões de suas fotografias e as potências das diferentes mídias de memória por ele criadas, a pesquisa mostra como se deu a saída da Ucrânia, como ele buscou tornar seu trabalho conhecido ao projetar as imagens da cidade em sua vitrine e estimular as pessoas a fazerem “filmes de suas vidas”. Como resultado, trago uma narrativa que não só é um novo olhar sobre esse personagem que foi capaz, por exemplo, de coletar cinco autógrafos de Getúlio Vargas em um de seus retratos, mas também que procura compreender o que ele escolheu preservar sobre si e o seu tempo à medida que investiga as “mídias de memória” que Sioma produziu.
Collections
The following license files are associated with this item: