Educomunicação socioambiental nas rádios comunitárias da província de Gaza-Moçambique
Fecha
2022-05-19Primeiro membro da banca
Rosa, Rosane
Segundo membro da banca
Moraes, Claudia Herte de
Terceiro membro da banca
Jane, Tomas Jose
Quarto membro da banca
Girardi , Ilza Maria Tourinho
Quinto membro da banca
Consani, Marciel Aparecido
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Nesta tese, objetivamos “Compreender como se dá o processo de educomunicação socioambiental nas rádios comunitárias da Província de Gaza-Moçambique”. Com este desiderato, interessa-nos estudar como se articulam o conhecimento científico e os saberes locais nos processos comunicacionais da educação ambiental, nesta parcela do País. Para o efeito, o nosso arcabouço teórico é diversificado de forma holística, mas se articulando a partir da pedagogia freireana e da comunicação educativa de Kaplún, das quais são destacados os princípios de: problematização, dialogicidade, criticidade, participação e criatividade com estética experimental, no fazer comunicacional das rádios comunitárias. Nessa articulação teórica, abarcam-se as Epistemologias do Sul e a Epistemologia Ambiental, através de teóricos como Sousa Santos, Odera Oruka, Enrique Leff e Leonardo Boff. No campo comunicacional, articulam-se a comunicação comunitária e a educomunicação, enquanto alternativas contra-hegemônicas dos processos comunicacionais, baseado, principalmente, em Paiva, Peruzzo, Tomás Jane, e Soares. Tomamos a Educomunicação Socioambiental como uma das áreas da Educomunicação, fazendo dialogar com o conceito de Ecopedagogia, cujos autores-chave são Gadotti, Ruskeinsky e Mazzarino. Para a condução da parte empírica, na Província de Gaza, foram selecionadas oito rádios comunitárias dessa Província que, através de entrevistas semi-estruturadas, análise de grelhas de programação e de programas radiofônicos sobre educação ambiental, chegou-se aos resultados do estudo. As conclusões apontam para a existência de práticas educomunicativas socioambientais nas rádios estudadas, com maior enfoque para os princípios de participação, problematização, dialogicidade, colaboração e criatividade. No entanto, constataram-se deficiências no modelo de gestão partilhada das RCs, motivadas pela baixa adesão das comunidades. Por último, concluimos que os conceitos de cidadania planetária e cidadania comunicativa estão presentes e de modo recíproco nas rádios estudadas, dado que os colaboradores, sendo na sua maioria membros dessas comunidades, priorizam a interação com outros sujeitos que partilham os mesmos espaços comunitários, na abordagem dos problemas ambientais.
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