Descriptografando a questão social: serviço social, educação e brecha digital em tempos de exceção
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo sobre a sociedade da informação e as expressões que permeiam a atualidade movida pelas tecnologias da informação e comunicação no âmbito da educação básica, especialmente em um cenário em que as facetas da questão social são intensificadas e cada vez mais palpáveis. Desse modo, a presente pesquisa questiona quais os limites e o potencial da atuação do Serviço Social na educação frente à brecha digital considerando tempos de exceção e pandemia? O trabalho, portanto, tem como objetivo descrever o exercício do Serviço Social na educação frente à brecha digital em tempos de exceção, a fim de contribuir com elementos que possibilitem o processo de inclusão digital. Para isso, no desenvolvimento da pesquisa, sob as lentes do materialismo histórico, emprega-se o método de abordagem dialético e o método de procedimento monográfico, além das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Da análise, conclui-se que tanto a educação quanto o uso e apropriação das tecnologias digitais possuem papel fundamental no exercício da cidadania em uma sociedade democrática. Nesse caminho, ao identificar um profundo abismo que separa o conjunto de indivíduos que usufruem do ciberespaço e de suas potencialidades daqueles que não o fazem, o assistente social, uma vez que tem se mostrado como o profissional melhor capacitado para atuar diretamente com as manifestações da questão social, sustenta a responsabilidade de trabalhar interdisciplinarmente com o intuito de qualificar a intervenção de toda equipe escolar com vistas à atenuação das desigualdades sociais na comunidade.
Coleções
- TCC Serviço Social [191]
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