A construção rizomática do universo ficcional em António Lobo Antunes
View/ Open
Date
2022-06-15Primeiro membro da banca
Jorge, Silvio Renato
Segundo membro da banca
Bittencourt, Rita Lenira de Freitas
Terceiro membro da banca
Santos, Pedro Brum
Quarto membro da banca
Vivian, Ilse Maria da Rosa
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta tese tem o propósito de demonstrar como a construção do universo ficcional de António
Lobo Antunes se assemelha ao sistema aberto do rizoma, conforme conceituado por Deleuze
e Guattari (1980). Mais precisamente aborda três romances do escritor português: O
esplendor de Portugal (1997), Comissão das lágrimas (2011) e Até Que as Pedras se
Tornem Mais Leves que a Água (2017), exemplares de diferentes fases da produção
antuniana, mas com uma linha temática comum: a guerra colonial, o processo de
descolonização, o pós-colonialismo. O desenvolvimento do estudo recai sobre a análise,
sobretudo, da categoria da personagem, sem deixar de abordar outros elementos como
narrador tempo, espaço. A análise da figuração dos protagonistas desses três romances
evidencia como se veem e como são vistos pelos outros, como constroem sua rede de
relações interpessoais e como são constituídos pelos espaços e tempos por onde se
movimentam. Além disso, como a figuração das personagens antunianas se dá
predominantemente pelo viés da memória, ela também é avaliada enquanto um poderoso
mecanismo de legitimação ou desestabilização de determinadas relações de poder,
reforçando processos relacionados ao esquecer e ao lembrar e à superação (ou não) de
traumas individuais e coletivos. Portanto, reflete-se sobre os processos de memória e
identidade resultantes do envolvimento das personagens com determinado contexto colonial
relacionado não só a cenários de autoritarismo, diversas formas de violência, relações de
dominação/exploração, mas também experiências de diáspora. A abordagem rizomática
possibilita o rastreamento das múltiplas e heterogêneas conexões entre as vivências das
personagens, os seus dispositivos de figuração e certo contexto histórico, identificando
convergências e divergências entre os três romances. Nas suas relações, tais narrativas
podem ser lidas como um grande agenciamento capaz de projetar uma percepção complexa,
descentrada, problematizadora da história recente de Portugal e do país na sua condição póscolonial.
Collections
The following license files are associated with this item: