Arte educação na formação de adolescentes em conflito com a lei
Abstract
Este artigo é o resultado da pesquisa, que tem como problema, como a arte educação com seu papel pedagógico propicia aos adolescentes em conflito com a lei vislumbrar de maneira mais consciente, a si mesmos e o meio que fazem parte? Tem por objetivo analisar o papel pedagógico da Arte Educação no trabalho com adolescentes em conflito com a lei. Sendo este um tema instigador à discussão e reflexão, buscou-se a participação de onze adolescentes do segmento alunos da oficina de Poesia e Criatividade do Centro de Atendimento Sócio-Educativo Regional Porto Alegre I – CASE POA I de Porto Alegre/ RS, utilizando um questionário com questões fechadas para o Estudo de Caso. Para que isso fosse possível, foi preciso conhecer e conviver com a população alvo do estudo, compreender seus desejos, anseios e dificuldades, propiciando um espaço de escuta e prática a estes adolescentes para que os mesmos externassem suas percepções e sentimentos manifestados em sua grande maioria através das produções de poesia ou então do desenho. Através desse estudo foi possível analisar as produções poéticas e artísticas no campo conceitual da Arte como produção, fruição e reflexão. Verificando-se que a arte, para adolescentes em conflito com a lei, pode ser um meio de manifestação de afetos, de comunicação capaz de exteriorizar desejos e anseios, onde é possível reinventar-se, vislumbrando uma maneira mais consciente de si mesmo.