“Construindo o amanhã”: uma reflexão sobre as medidas socioeducativas
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Serviço Social tem como objetivo realizar uma síntese de experiência vivenciada pela acadêmica no estágio curricular obrigatório realizado no Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente- CEDEDICA no município de Santa Maria (RS) no período de julho de 2021 a dezembro de 2021, a partir do projeto de intervenção “Construindo o Amanhã” que teve como objetivo elaborar projeto de vida com os adolescentes que estão cumprindo uma medida socioeducativa em meio aberto na instituição, na perspectiva do rompimento da prática de atos infracionais. Os adolescentes atendidos pela instituição cumprem medidas socioeducativas em meio aberto sendo elas a Liberdade Assistida e a Prestação de Serviço à Comunidade. Primeiramente, é realizada uma retomada histórica no campo dos direitos da criança e do adolescente, as políticas de proteção, os atendimentos e legislações, abordando, especialmente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (BRASIL, 1990), destacando-o como uma conquista no campo dos direitos humanos deste público-alvo. Em seguida, adentra-se, as medidas socioeducativas, especificamente as em meio aberto e as legislações que normatizam elas, como o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Além disso, apresentar-se-á o CEDEDICA, elucidando o trabalho realizado por ele e o papel da assistente social na instituição. Ressaltando a importância deste profissional na área da socioeducação, atuando diretamente com as expressões da questão social e comprometido com o Código de Ética Profissional, buscando viabilizar a garantia dos direitos e exercício da cidadania desta população. O projeto de intervenção “Construindo o Amanhã” foi oportunizado a cinco adolescentes, conforme os critérios estabelecidos, contudo apenas dois participaram efetivamente. Apesar da baixa adesão, as atividades realizadas entre a estagiária e os adolescentes foram proveitosas, oportunizando assim espaços de reflexão e troca de saberes, na perspectiva do rompimento com a prática do ato infracional.
Coleções
- TCC Serviço Social [193]
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