Egressas do curso de Pedagogia UAB/UFSM: os desafios da iniciação na carreira docente
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Data
2020-12-01Primeiro membro da banca
Cecchin, Andréa Forgiarini
Segundo membro da banca
Silva, Monique da
Metadata
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Este estudo investiga os desafios de professoras iniciantes, egressas do curso de Pedagogia
UAB/UFSM, ao inserir-se na carreira docente. Vincula-se ao Programa de Pós-Graduação,
Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), da linha de
Pesquisa 2 (LP2): Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, a partir do Grupo de Pesquisa,
Práticas e formação para a docência: educação básica e superior (GPDOC). O objetivo geral
do estudo é compreender quais os enfrentamentos que os egressos do curso de Pedagogia
EAD/UAB se deparam ao inserir-se na carreira docente. Como objetivos específicos delineouse:
mapear o número de egressas do curso de Pedagogia UAB da UFSM e a inserção das
mesmas na carreira docente; identificar enfrentamentos vividos pelas egressas do curso de
Pedagogia da UFSM na iniciação da carreira docente; inferir indicadores sobre a relação entre
a formação inicial e os enfrentamentos docentes; promover espaços de formação on-line para
compartilhamento de experiências das egressas do curso. A investigação foi desenvolvida a
partir de abordagem qualitativa narrativa de cunho sócio cultural (FREITAS, 2002), a qual foi
realizada a partir de questionários, entrevistas semiestruturada e organização de espaços
colaborativos on-line. Como suporte para o estudo estão os estudos de Vaillant; Marcelo
(2012, 2018), Marcelo (1999) Cunha (2012), Huberman (2000), Imbernón (2009) Powaczuk
(2008, 2012, 2017), Bolzan (2002, 2008) que possibilitando promover a escuta,
contextualização, experimentação e reelaboração compartilhada (ECER) acerca dos desafios
que as iniciantes se deparam na iniciação na carreira docente. Os sujeitos da pesquisa são
as egressas do curso de Pedagogia UAB/UFSM dos anos de 2017, 2018 e 2020. Ressalta-se
a relação da autora com o estudo, tendo em vista sua inserção como tutora no Curso de
Pedagogia em questão, em especial nas disciplinas relativas aos Estágios Supervisionados,
o que concedeu acompanhar os desafios das acadêmicas na gestão do trabalho pedagógico.
O estudo desenvolvido permitiu indicar a necessidade de ampliação dos processos voltados
às iniciantes na carreira docente, potencializando as relações entre a formação inicial e
continuada de professores, bem como as interlocuções entre academia e o contexto de
atuação profissional. Evidenciamos que partir dos enfrentamentos docentes tencionados nas
narrativas e a elaboração de indicadores relacionados a formação inicial, precisam ser foco
de atenção e investimento formativo, pois quando inseridas na prática, são direcionadas por
uma série de elementos imbricados no fazer pedagógico e a busca pela continuidade
formativa visa contribuir no desenvolvimento profissional docente. Com isso, apresenta-se
como produto resultante desta pesquisa os espaços formativos on-line direcionados a partir
das Redes Colaborativas para o compartilhamento de experiências acerca da iniciação como
forma de impulsionar processos emancipatórios de fazer e sentir a docência aproximando os
tempos espaços de formação com os tempos espaços de trabalho.
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