Inclusão escolar: desafios para a equipe gestora
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Date
2021-05-31Primeiro membro da banca
Peranzoni, Vaneza Cauduro
Segundo membro da banca
Pavão, Ana Cláudia Oliveira
Metadata
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Este trabalho, inserido na Linha de Pesquisa 2 (LP2): Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Mestrado Profissional em Política Públicas e Gestão Educacional, foi elaborado com o objetivo de conhecer as estratégias administrativas da equipe gestora para adequar a escola às exigências legais no atendimento aos alunos da Educação Especial. Pesquisa com abordagem qualitativa exploratória, tendo como participantes, gestores de uma escola privada. Considerando que a educação inclusiva é um desafio que foi imposto às escolas regulares, cabendo aos gestores e suas equipes, em esforço conjunto, atualizar seus documentos institucionais, para que, desta forma, ofereçam uma educação inclusiva de qualidade, sem causar a exclusão dos alunos regulares. Em conclusão, como as adequações, tanto no setor pedagógico quanto no administrativo causam um impacto no setor financeiro das instituições, devido aos investimentos necessários em novas contratações e no espaço físico, se faz entender que o processo da inclusão e sua implementação são complexos e envolvem a escola como um todo, não somente o setor de Educação Especial e, desta forma, ajudar o gestor e equipe gestora a buscar estratégias que aproximem o cumprimento das necessidades dos diversos profissionais da escola que estejam envolvidos no processo inclusivo. Como produto final, foi construída a Matriz compartilhada de Estratégias Inclusivas.
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