(Re)articulação do planejamento estratégico e a gestão participativa no contexto escolar
Fecha
2021-02-12Primeiro coorientador
Della Méa, Liliane Gontan Timm
Primeiro membro da banca
Dalla Corte, Marilene Gabriel
Segundo membro da banca
Silva, Weliton Martins da
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Esta pesquisa está vinculada ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, abordando a temática do Planejamento Estratégico na Gestão Escolar. Tem por objetivo compreender os desafios e as possibilidades relacionados à (re)articulação do planejamento estratégico como dinamizador da gestão participativa no contexto de uma escola pública de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Os respectivos objetivos específicos são: a) Identificar as dimensões administrativa e financeira, bem como suas incidências no trabalho pedagógico dos gestores de uma escola pública; b) Reconhecer os modos de participação dos gestores públicos no contexto escolar, quanto à formação docente e à práxis pedagógica; c) Conhecer como os líderes gestores articulam os diferentes atores para o desenvolvimento do projeto político pedagógico; d) Identificar os níveis de participação dos atores escolares no planejamento, desenvolvimento e avaliação da gestão escolar; e) Propor orientações de dinamização e (re)articulação do planejamento estratégico à equipe gestora de uma escola pública. A pesquisa em educação, de abordagem qualitativa, caracteriza-se como descritiva e interpretativa, do tipo estudo de caso, desenvolvida em uma Escola Pública Estadual de Santa Maria, RS. Utilizou-se a revisão de literatura, a análise documental, o questionário exploratório e a entrevista semiestruturada, individual, proposta por Gaskell (2003). Os dados foram analisados e triangulados (fontes de informação) com o apoio da Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2006). Os protagonistas foram os docentes atuantes na equipe diretiva e um representante do Conselho Escolar. O aporte teórico, nesta dissertação, envolveu, principalmente, as obras de Paro (2016) e Lück (2013). Na escola investigada, há uma efetiva integração (horizontalidade) entre a equipe diretiva, a formação continuada dos docentes mesmo com determinações expressas da mantenedora, a participação das organizações (Conselho Escolar e Círculo de Pais e Mestres) nas instâncias pedagógica, administrativa e financeira, porém constata-se uma baixa participação da comunidade, dos funcionários e até mesmo dos professores em determinados aspectos relacionados à gestão e ao PPP. Espera-se que esta pesquisa, por meio das orientações do produto final, que configuram a análise SWOT e a construção organizacional do planejamento estratégico, possa contribuir para construir caminhos qualitativos de participação dos gestores educacionais nos espaços pedagógicos da escola, qualificando e legitimando o planejamento estratégico escolar necessário para atingir os objetivos propostos com a comunidade envolvida.
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