Impacto social do mestrado profissional na formação permanente dos professores da rede municipal de Santa Maria – RS: contribuições dos egressos do PPPG/UFSM
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Data
2020-12-16Primeiro membro da banca
Powaczuk, Ana Carla Hollweg
Segundo membro da banca
Marquezan, Fernanda Figueira
Terceiro membro da banca
Possa, Leandra Boer
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo está inserido no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) da Universidade Federal de Santa Maria – RS (UFSM), desenvolvido na Linha de Pesquisa I: Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica e Superior, tem como temática de investigação o impacto social e a aproximação da Formação Permanente Docente na Pós-graduação, na modalidade de Mestrado Profissional. Justifica-se a relevância do presente estudo pela necessidade de discussão sobre como o curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da UFSM contribui para o aprimoramento profissional dos egressos, no que diz respeito a formação permanente docente, assim como o impacto social gerado pelas pesquisas. A pesquisa traz como problema: Qual o impacto social do Mestrado Profissional na Formação Permanente dos professores da Rede Municipal de Santa Maria – RS, bem como as contribuições dos egressos do PPPG/UFSM? Definiu-se como objetivo geral: identificar o impacto social do Mestrado Profissional na Formação Permanente dos professores da Rede Municipal de Santa Maria - RS, assim como compreender as contribuições dos egressos do PPPG/UFSM. Para atender esse propósito, definiu-se os seguintes objetivos específicos: pesquisar os marcos legais das Políticas Públicas de Formação Permanente Docente e de implementação dos Mestrados Profissionais no Brasil; mapear as dissertações do Mestrado Profissional do PPPG/UFSM, na esfera da Educação Básica, e os produtos por eles propostos; analisar o impacto social do Mestrado Profissional do PPPG/UFSM no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria – RS; construir uma Política de Acompanhamento de Egressos do Mestrado Profissional do PPPG/UFSM. O caminho metodológico da pesquisa elucida os passos que compõem a trajetória delineada ancorada na abordagem qualitativa (FLICK, 2009), o tipo de pesquisa se configura como estudo de múltiplos casos (YIN, 2001). A investigação parte de uma pesquisa documental (GIL, 2008) envolvendo as dicussões com os aportes legais que norteiam o cenário nacional com relação a Formação Permanente de professores e que balizam os cursos de Pós-graduação stricto sensu, especificamente na modalidade Profissional. A construção dos dados partiu da utilização de questionários com os egressos do PPPG/UFSM que atuam nas escolas da Rede Municipal de Santa Maria-RS. Com o entrelaçamento da pesquisa documental e o questionário, procedeu-se com a análise dos dados apoiada na análise de conteúdo de Bardin (2009). Na conclusão ficou claro que o Mestrado Profissional tem impacto social, uma vez que a pesquisa aplicada e implicada é propulsora de mudanças necessárias nos desafios contemporâneos da sociedade. O produto proposto trata-se de uma proposta de Política de Acompanhamento de Egressos do Mestrado Profissional do PPPG/UFSM com o propósito de auxiliar na identificação do potencial do curso e as suas contribuições na sociedade, nas instituições em que os egressos atuam profissionalmente e o impacto social gerado pela pesquisa, em especial com a Educação Básica. Tais dados são fundamentais para a reelaboração constante da avaliação do curso e a construção de novos cenários que potencializem sua existência e contribuição para a sociedade, valorizando esses espaços de Formação Permanente.
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