O programa Rede de Escolas Associadas da Unesco e suas implicações na gestão administrativa e pedagógica da escola: estudo de caso em uma escola de educação infantil da rede municipal de Santa Maria/RS
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Date
2020-12-09Primeiro membro da banca
Vieira, Livia Maria Fraga
Segundo membro da banca
Salva, Sueli
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Esta dissertação, desenvolvida no Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, tem como objetivo geral analisar o impacto do programa Rede de Escolas Associadas, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), na gestão de uma escola de Educação Infantil da rede municipal de Santa Maria/RS. A fundamentação teórica foi embasada nos estudos dos autores Rosemberg (2002), Flores e Susin (2013), Peroni (2012), Chizzotti (2006), Imbernón (2010), Vieira (2011), Campos et al. (2011), Campos (2012), Yin (2001) e Flick (2013), bem como nos trabalhos de outros estudiosos relacionados ao tema. A realização deste estudo de caso contou, primeiramente, com análise de conteúdo (BARDIN, 2016) das correspondências eletrônicas e dos projetos da escola relacionados ao programa Rede de Escolas Associadas da UNESCO; já a segunda etapa contou com a participação de professoras da escola, da gestora da instituição e de representante da secretaria municipal de educação, que responderam a questionários e a entrevistas relacionadas ao processo de certificação e atuação do programa na escola. Após a análise dos documentos e dos dados coletados, percebeu-se que a Rede de Escolas Associadas da UNESCO atua como influenciadora de ideais na perspectiva dos temas da UNESCO, com foco na paz mundial, educação para a sustentabilidade, direitos humanos, problemas mundiais e papel das Nações Unidas. Além disso, o programa também incentiva a aprendizagem colaborativa e a busca de parcerias para os projetos. No entanto, foi constatado que a falta de financiamento por parte do programa é um grande entrave na ampliação das ações da escola, assim como a proposta de criar uma rede de educadores não garante a união das escolas e a parceria entre elas para a realização dos projetos, o que lhes relega a tarefa de buscar parcerias e disseminar os ideais da UNESCO para a comunidade. A sugestão do programa de criar parcerias entre escolas públicas e empresas privadas ameaça a relação democrática e a autonomia da escola. Diante das conclusões do estudo, ficou definido como produto final a realização de um Plano de Ação para as escolas de Santa Maria que são certificadas no programa, o qual tem como foco a formação de uma comissão de escolas associadas da cidade; a realização de uma formação continuada nos eixos do programa e voltada para as ações locais; e a criação de um site das escolas Rede PEA-UNESCO de Santa Maria. Assim, busca-se criar espaços de diálogo entre as escolas e a coordenação do programa para atender à demanda evidenciada pela escola pesquisada e possibilitar uma reflexão mais crítica quanto aos temas do programa e seus objetivos.
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