Assistência estudantil para os estudantes indígenas na Universidade Federal de Santa Maria: caminhos e desafios
Abstract
O presente trabalho de conclusão do curso de Serviço Social consiste em uma pesquisa que tem por objetivo analisar os documentos e legislações a nível nacional e os documentos internos referentes à assistência estudantil da Universidade Federal de Santa Maria, destacando a assistência estudantil para estudantes indígenas da UFSM. Utilizando-se do método dialético crítico, a referida pesquisa foi de caráter documental de cunho qualitativo, ou seja, envolveu documentos, legislações, editais, normativas e relatórios que dispõem sobre a Política de Assistência Estudantil a nível nacional e na Universidade Federal de Santa Maria, relacionando e considerando a realidade a partir do Programa de Apoio e Reestruturação das Universidades Federais, o Plano Nacional de Assistência Estudantil, as ações afirmativas, a questão indígena, a questão social, a assistência estudantil e o fazer profissional do assistente social na política de educação estão entre as categorias teórico-temáticas do trabalho. Apesar de recente, a temática ainda vem sendo abordada pelo serviço social de maneira tímida, porém com o aumento da demanda e dos investimentos em assistência estudantil de acordo com dados apresentados na pesquisa, torna-se fundamental que esse debate receba mais visibilidade enquanto categoria profissional. Alguns dos resultados identificados a partir da pesquisa são: a criação de uma Política Nacional de Assistência Estudantil que venha substituir o PNAES, a necessidade da elaboração de uma normativa interna que regulamente a assistência estudantil para os estudantes indígenas na Universidade Federal de Santa Maria e a necessidade da criação de ações afirmativas nos programas de pós-graduação da Universidade, entre outros evidenciados nas considerações finais do trabalho.
Collections
- TCC Serviço Social [191]
The following license files are associated with this item: