A linguagem teatral no AEE como prática de inovação interdisciplinar: narrativas de experiências de uma professora junto com alunos do ensino fundamental
View/ Open
Date
2020-10-09Primeiro membro da banca
Zanella, Andrisa Kemel
Segundo membro da banca
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Metadata
Show full item recordAbstract
Este estudo, que apresenta um trabalho de pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida com o método autobiográfico, pautado pela narrativa, aborda a temática da relação entre o Teatro e a Educação Inclusiva nos Atendimentos Educacionais Especializados (AEE). Como aluna do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, faço a narrativa na primeira pessoa e tenho por objetivo geral revisitar e ressignificar o processo, as possibilidades das vivências do teatro realizado em 2017/2018. Essa experiência teatral envolveu crianças e adolescentes, alunos da escola regular e alunos do Atendimento Educacional Especializado. Para desenvolver a narrativa procurei descrever o processo de teatro, registrando momentos, tempos, ações e coletando depoimentos dos pais, professores, alunos, diretora, orientadoras e Supervisora da escola, frente a esse evento. Por fim, apresento a construção de uma proposta pedagógica de trabalho teatral para turma de AEE. A experiência foi vivida na Rede Municipal de Itaara, com apresentação teatral da crônica "O Anel de Formatura", de Rubem Boelter (2017). Fundamentei o estudo em leituras iniciais e outras leituras durante o curso. Assim, menciono Wallon (2007) e seu estudo sobre afetividade, relacionando-o a Vygotsky (2004). Snyders (1988), Spolin (2001, 2007, 2019), Ferreira (2012), Abrahão (2004, 2006, 2010) e Marinas (2007), Japiassu (2001, 2007), Castoriadis (1982), Oliveira e Miorando (2020), Josso (2002, 2004, 2010, 2020), Marquezan (2015), Peres e Zanella (2011) tratam do teatro, da cultura, da emoção, do corpo, da experiência vivencial, da experiência docente e suas narrativas, da metodologia da linguagem teatral, do conhecimento produzido na relação jogos/ expressão corporal/ questão social, do imaginário. Reflito sobre o todo da caminhada, o que foi acrescido de conhecimento, as descobertas, os novos autores consultados. E, em tudo isso, destaco o estudo da metodologia do teatro que muito contribuiu para a formação do “eu pesquisadora”. Ao ver-me no momento presente em relação com o inicio do mestrado, muito cresci sejam pelas leituras, pelos cursos realizados, pelos artigos publicados. Concluo encaminhando o produto final: proposta metodológica de trabalho teatral com alunos de AEE, a partir da minha narrativa de vida.
Collections
The following license files are associated with this item: