Serviço social na educação: desafios e possibilidades da atuação
Resumen
O trabalho de conclusão de curso que aqui se apresenta, é uma continuidade das reflexões criadas no processo de estágio curricular obrigatório. Tais reflexões dizem respeito à atuação do/a assistente social na educação, mais especificadamente, em relação aos desafios encontrados nos seus processos de trabalho, o uso dos instrumentais técnico-operativos e, para, além disso, tem como objetivo, analisar, por meio do levantamento de dados, o perfil socioeconômico dos estudantes bolsistas do Colégio Nossa Senhora de Fátima, campo de realização do estágio curricular obrigatório, e da Escola Nossa Senhora do Cenáculo. A discussão que aqui se apresenta busca abordar conceitos centrados na origem do Serviço Social como profissão no país, fazendo-se necessário realizar a apresentação das expressões da questão social como objeto de trabalho do assistente social. Para tanto, usa concepções de autores da área do Serviço Social, que tratam de discussões pertinentes a este assunto, na forma de artigos e textos. Também, apresentam-se aqui, interpretações sobre a origem da educação e da atuação do Serviço social, explanado seus desafios e possibilidades como profissional da educação. O trabalho promove um aprofundamento da discussão teórica, a respeito da dimensão interventiva da profissão, destacando suas singularidades, na forma de atuar frente ao conjunto formado pela família, instituição, estudante e Serviço Social. Com isso, o trabalho propõe uma problematização em volta das duas instituições citadas anteriormente, na qual, identifica, através do levantamento de dados obtido por meio das fichas socioeconômicas dos estudantes bolsistas, que, o perfil dos mesmos, é paralelamente igual.
Colecciones
- TCC Serviço Social [183]
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