Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMourgues Cogoy, Eliana
dc.creatorPereira, Eloivane Brecher
dc.date.accessioned2022-08-22T18:48:39Z
dc.date.available2022-08-22T18:48:39Z
dc.date.issued2019-12
dc.date.submitted2019
dc.identifier.citationPEREIRA, E. B. Serviço social na educação: desafios e possibilidades da atuação. 2019. 83 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25937
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Serviço Social, RS, 2019.por
dc.description.abstractThe final paper presented here is a continuity of the reflections created in the process of the mandatory curricular internship. These reflections are concerned to the performance of the social assistant at education, more specifically, in relation to the challenges found in the work processes, the use of technical-operative instruments and, besides, this paper aims to analyse, using data collection, the socio-economic profile of scholarship students of Nossa Senhora de Fátima School, the field of developing of the mandatory curricular internship, and of Nossa Senhora do Cenáculo School. The discussion of this paper seeks to approach concepts focused on the origin of Social Service as a profession in this country, making it necessary to present expressions of social issue as the subject of the work of the social assistant. For this purpose, the paper adopts conceptions of authors of Social Service field, which approach relevant discussions for this issue, through papers and texts. Moreover, interpretations on the origin of education and performance of Social Service are presented here, pointing out its challenges and possibilities as an educational professional. This paper also promotes a further understanding of theoretical discussion in terms of the interventional dimension of the profession, highlighting its singularities, in order to perform at the head at the set built by family, institution and the Social Service student. Therefore, for the foregoing, this paper proposes a problematization in relation to the two institutions mentioned before, in which, it identifies, through data collection obtained by means of the socio-economic reports of the scholarship students, that the profile of them is basically equal.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectServiço socialpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAtuaçãopor
dc.subjectPerfil socioeconômicopor
dc.subjectSocial serviceeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPerformanceeng
dc.subjectSocio-economic profileeng
dc.titleServiço social na educação: desafios e possibilidades da atuaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationServiço Socialpor
dc.description.resumoO trabalho de conclusão de curso que aqui se apresenta, é uma continuidade das reflexões criadas no processo de estágio curricular obrigatório. Tais reflexões dizem respeito à atuação do/a assistente social na educação, mais especificadamente, em relação aos desafios encontrados nos seus processos de trabalho, o uso dos instrumentais técnico-operativos e, para, além disso, tem como objetivo, analisar, por meio do levantamento de dados, o perfil socioeconômico dos estudantes bolsistas do Colégio Nossa Senhora de Fátima, campo de realização do estágio curricular obrigatório, e da Escola Nossa Senhora do Cenáculo. A discussão que aqui se apresenta busca abordar conceitos centrados na origem do Serviço Social como profissão no país, fazendo-se necessário realizar a apresentação das expressões da questão social como objeto de trabalho do assistente social. Para tanto, usa concepções de autores da área do Serviço Social, que tratam de discussões pertinentes a este assunto, na forma de artigos e textos. Também, apresentam-se aqui, interpretações sobre a origem da educação e da atuação do Serviço social, explanado seus desafios e possibilidades como profissional da educação. O trabalho promove um aprofundamento da discussão teórica, a respeito da dimensão interventiva da profissão, destacando suas singularidades, na forma de atuar frente ao conjunto formado pela família, instituição, estudante e Serviço Social. Com isso, o trabalho propõe uma problematização em volta das duas instituições citadas anteriormente, na qual, identifica, através do levantamento de dados obtido por meio das fichas socioeconômicas dos estudantes bolsistas, que, o perfil dos mesmos, é paralelamente igual.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto