Navegação Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso por orientadores "Naujorks, Maria Inês"
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
-
A EJA – educação de jovens e adultos como instrumento na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
(2007)Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido pelos professores da EJA Educação de Jovens e Adultos, seu constante aprendizado, para promover a inclusão de alunos que apresentaram, no desenrolar de sua vida escolar, ... -
Inclusão e autoconceito: reflexões sobre a formação de professores
(2004)O amplo debate acerca do processo inclusivo nos levou à realização de um estudo de cunho bibliográfico, abordando o autoconceito do professor que trabalha com alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino ... -
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: panorama dos vinte anos de práticas avaliativas na rede educacional
(2011-03-03)O estudo da arte aponta o crescente espaço que as políticas públicas de avaliação vem ganhando no cenário educacional brasileiro. Sabe-se que a avaliação educacional em larga escala na educação básica, assume um papel ... -
Gestão educacional e inclusão de alunos com autismo e psicose: é muito difícil?
(2008-11-28)O presente estudo tem como objetivo investigar como os gestores educacionais percebem a inclusão de alunos com autismo e psicose. Para realizar essa pesquisa procurei refletir a respeito das repercussões da atual proposta ... -
A inclusão dos alunos com necessidades especiais na educação física
(2007-11-06)Nos tempos atuais observa-se uma busca freqüente de conceitos e procedimentos para superar os desafios diários encontrados na sociedade. Dentre estes desafios está o de garantir a todos de forma indiscriminada o exercício ... -
As relações entre as práticas avaliativas e a produção do fracasso escolar
(2004)Este estudo teve o objetivo de investigar como as práticas avaliativas utilizadas nas escolas podem estar associadas ao fracasso escolar, principalmente com relação aos alunos que apresentam baixo rendimento. Esta pesquisa, ... -
A educação física como ferramenta de inclusão de crianças com déficit cognitivo
(2007)O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, que tem por tema principal evidenciar a importância que a Educação Física exerce no trabalho com crianças com déficit cognitivo nos anos iniciais do ... -
Educação inclusiva: os gestores educacionais frente uma educação para as diferenças
(2004)Este estudo tem por objetivo identificar como os gestores educacionais reconhecem seu papel dentro do processo inclusivo de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, em três escolas da rede pública ...