Avaliação de critérios para implantação de infraestrutura viária para ciclistas na cidade de Cachoeira do Sul
Resumo
As políticas de incentivo ao uso de veículos motorizados adotadas, principalmente nas últimas 4 décadas do século XX, trouxeram problemas significativos para as pessoas que vivem em áreas urbanas. Os problemas que mais ganham notoriedade pela proporção e complexidade de serem resolvidos são: mobilidade urbana prejudicada, principalmente nas grandes cidades, excesso de emissão de gases de efeito estufa, grande número de acidentes. Para atenuar essa situação, algumas iniciativas vêm sendo adotadas para incentivar o uso de transporte coletivo e veículos não motorizados. Tem destaque entre essas iniciativas a Lei Federal n° 12.587, de 3 de janeiro de 2012, a qual institui diretrizes para elaboração dos planos de mobilidade urbana das cidades voltados para o uso de transporte coletivo e veículos não motorizados. Contudo, para que a adesão do proposto por essas iniciativas não se torne futuros problemas, é necessário, além de incentivar as pessoas a trocarem viagens de veículos individuais motorizados por outros meios de transportes sustentáveis, como a bicicleta, também proporcionar condições para a realização de viagens seguras e confortáveis. Então, o presente trabalho, visando o conforto e a segurança dos ciclistas de Cachoeira do Sul - cidade localizada no Centro do Rio Grande do Sul - realiza uma pesquisa para analisar qual é a infraestrutura cicloviária mais adequada para os ciclistas da cidade. A pesquisa baseia-se no levantamento de dados dos critérios escolhidos a partir da pesquisa bibliográfica. Os critérios selecionados para serem aferidos foram: volume de tráfego, velocidade dos veículos motorizados, composição do tráfego de veículos, geometria da via e topografia. As vias consideradas para fazer a pesquisa foram Rua Júlio de Castilho, parte da Avenida Brasil. A realização do estudo nessas ruas se deu porque têm maior potencial de gerar viagens na cidade, pois se localizam em áreas com número considerável de estabelecimentos comerciais, escolas nas proximidades, supermercados, indústrias, etc.
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