Procedimento multidisciplinar de análise de tensões em componentes estruturais de asas de RPAs
Resumen
As aeronaves remotamente pilotadas, ou RPAs, apresentam aplicações diversas e crescentes ao longo das últimas décadas. Durante o voo, tais aeronaves estão sujeitas a cargas aerodinâmicas distribuídas atuando sobre o centro aerodinâmico, respectivamente, forças de sustentação, de arrasto e momento de arfagem. Esse trabalho propõe uma metodologia de análise de tensões de componentes estruturais de asas de RPAs sob carregamentos aerodinâmicos distribuídos em condições críticas de voo. Para tanto, constrói-se uma rotina em Matlab para construção do envelope combinado de manobras e rajadas, identificação das condições críticas de voo e distribuição de cargas aerodinâmicas, parcialmente automatizada. Também desenvolve-se um procedimento para a substituição dos carregamentos distribuídos por cargas concentradas, geradas automaticamente em uma rotina em Python. Concluído o pré-processamento do modelo de estudo (uma RPA projetada para o
Aerodesign) na interface gráfica do software de elementos finitos ABAQUS/CAE, reproduz-se a rotina em Python em sua interface de programação e solicita-se uma análise estática. Finalmente, durante o pós-processamento, avaliam-se as tensões máximas e mínimas nos componentes estruturais da semi-asa de acordo com o critério de falha da Tensão Normal Máxima para materiais frágeis anisotrópicos.
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