Inclusão escolar e ensino colaborativo: um estudo com professores da rede municipal de ensino de um município do interior do Rio Grande do Sul
Abstract
Este estudo é resultado de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso (Triviños, 1897) que buscou investigar a compreensão de professores de Ensino Comum e de Educação Especial a respeito da Inclusão Escolar e do Ensino Colaborativo em um município de pequeno porte do interior do Rio Grande do Sul. A coleta de dados aconteceu através de entrevistas semiestruturadas que foram analisadas a partir do método de análise de conteúdo de Bardin (2016). O embasamento teórico principal deu-se a partir de Honnef (2018), Mendes, Vilaronga e Zerbato (2018) e Capellini e Zerbato (2019) que abordam sobre a Educação Especial e, de modo mais específico, sobre a Inclusão Escolar e o Ensino Colaborativo. A partir da pesquisa, percebeu-se que os participantes demonstraram, dentro das possibilidades, ter conhecimento sobre as temáticas e buscam desenvolvê-las em suas práticas pedagógicas. Mesmo assim, ressaltaram a importância de aprimorar e construir conhecimentos sobre a Inclusão Escolar e o Ensino Colaborativo e trouxeram sugestões de ações que podem ser desenvolvidas, abrindo possibilidades para intervenções futuras.
Collections
The following license files are associated with this item: