O projeto de educação especial na educação superior: pedagogias em disputa
Visualizar/ Abrir
Data
2022-08-05Primeiro membro da banca
Christmann, Morgana
Segundo membro da banca
Rossetto, Elisabeth
Terceiro membro da banca
Breitenbach, Fabiane Vanessa
Quarto membro da banca
Vieira, Nara Joyce Wellausen
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria na Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença e aos estudos teóricos do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva – GEPEIN. Entendendo a Educação Especial como parte que compõe a Educação e levando em consideração as contradições dos fenômenos sociais (MARX, ENGELS, 2009), objetiva-se analisar quais ações e práticas pedagógicas permeiam o projeto de educação especial na Educação Superior considerando a Lei nº 13.409/2016, que torna compulsória às universidades federais a reserva de vagas para pessoas com deficiência. Diante disso, a investigação de abordagem qualitativa organizou-se a partir das etapas: levantamento da produção do conhecimento na área; mapeamento das instituições públicas de educação superior do país; elaboração e envio de formulário online para conhecer a realidade das instituições e delimitar critérios de inclusão e exclusão para participação na pesquisa; análise das respostas dos formulários e elaboração de roteiro de entrevista; contato via e-mail com as instituições que responderam ao formulário e convite para participar de entrevista via google meet; agendamento e realização das entrevistas. Das 63 instituições de Ensino Superior mapeadas, obteve-se 21 respostas aos formulários. Destas, foram realizadas 17 entrevistas, as quais foram gravadas com o consentimento dos participantes e posteriormente transcritas. A análise de conteúdo seguiu três fases: pré-análise, consistiu em elencar os documentos oficiais que orientam a educação na perspectiva da educação inclusiva formulando os tensionamentos e objetivos da investigação, bem como estabelecendo as categorias de análise; a exploração do material, caracterizada pela leitura e realização de recortes de textos das respostas dos formulários e transcrição das entrevistas, agrupando-os de acordo com as categorias de análise e, por fim, o tratamento dos resultados, em que se buscou refletir e teorizar a partir dos aportes teóricos da THC. Os resultados da pesquisa apontam para um desmonte na educação superior, evidenciada por: redução orçamentária, extinção/falta de código de vagas para profissionais específicos da área da educação especial, sobrecarga de trabalho docente e técnico, privatização de serviços, entre outros. Nesse sentido, as práticas vinculadas à área de educação especial são realizadas, em sua grande maioria, por estudantes bolsistas em formação, que não possuem vínculo funcional com a instituição e não gozam de direitos trabalhistas para tal e por profissionais terceirizados como psicopedagogos. Observou-se ainda que a fundamentação das ações e práticas são permeadas por uma pedagogia tecnicista/escolanovista onde há um reconhecimento das diferenças individuais e maior preocupação com métodos, técnicas e instrumentos como forma de objetivar o trabalho pedagógico (SAVIANI, 2001; GARCIA, 2017; VAZ, 2017). Assim, defende-se a tese de que que há a necessidade na educação superior de um projeto de educação especial alicerçado nos fundamentos da Pedagogia histórico-crítica (SAVIANI, 2010) presente no desenvolvimento do Trabalho Docente Articulado em que o professor de educação especial atua de forma colaborativa com os demais professores na mediação do saber científico com vistas a formação omnilateral dos estudantes apoiados pela educação especial.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Itens relacionados
Mostrando itens relacionados por título, autor e assunto.
-
A concepção do professor de PROEJA quanto às altas habilidades/superdotação
Kahl, Janaí (2011-10-31)Este trabalho consiste no estudo dos principais conceitos e mitos sobre indivíduos com Altas Habilidades, bem como a importância da formação e prática docente na identificação e orientação dos mesmos. Ainda, respaldare ... -
A gestão escolar na educação profissional: um estudo sobre a gestão do Proeja em um instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul
Santos, Aline Bosak dos (2013-11-30)O PROEJA propõe a integração entre Educação Básica e Profissional, sendo os estudantes jovens e adultos, seu público. Na Educação Profissional, assim como nas demais esferas, a organização do cotidiano é fundamental e é ... -
Concepções de professores sobre a aprendizagem no PROEJA em uma escola de Santa Maria - RS
Menegazzi, Lecy Mariza Rosa (2011-10-31)O presente estudo objetivou investigar como os professores em suas práticas pedagógicas compreendem aprendizagem dos alunos no ensino profissionalizante no PROEJA do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). A ...